TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gestão de Pessoas

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Angélica Urze Mendes

Beatriz Bento da Silva

Daniela Aparecida Sabino

Luana Fernandes Souza

Silvana de Souza Santos

DESAFIO PROFISSIONAL

OSASCO[pic 2][pic 3]

2015[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 3ª SÉRIE

Angélica Urze Mendes – R.A: 8738992859

Beatriz Bento da Silva – R.A: 9144272715

Daniela Aparecida Sabino – R.A: 990401227

Luana Fernandes Souza – R.A: 8742150996

Silvana de Souza Santos – R.A: 8743131511

        

        DESAFIO PROFISSIONAL        

Gestão de Pessoas

Técnicas de Administração de Pessoal

TUTORA: Bianca Oliveira

CIDADE: OSASCO / ESTADO: SP

        

SUMÁRIO:[pic 8]

1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS:         3

2.DIAGNÓSTICO:          4

3.PLANO DE AÇÃO:         5

4.CONCLUSÃO:        6

5.ANEXOS:        7

5.1. Termo de rescisão de contrato de trabalho:        7  

5.2. Cálculo mensal de salário:        9  

6.BIBLIOGRAFIA:        11  


  1. CONSIDERAÇÕES  INICIAIS

A atual gestão de pessoas está diretamente ligada às organizações bem estruturadas, sempre com visão de crescimento e desenvolvimento.

As organizações precisam buscar inovação e crescimento contínuo para a sua sobrevivência. Modificando os conceitos e alterando suas práticas para movimentar as pessoas e utilizá-las de forma otimizada nas atividades que desenvolvem.
Assim, recorrer aos Recursos Humanos para auxiliar no seu desenvolvimento, é ganhar ou manter vantagem competitiva em relação à concorrência. Desenvolvimento que tende a qualificar e ampliar conhecimentos a respeito dos assuntos que envolvem a empresa.

Focar nas habilidades dos colaboradores é indispensável para ganhar no que diz respeito à competitividade no mercado e assim, manter-se à frente no seu segmento.

 A SUPERSOFT, considerada empresa de pequeno porte, nova no mercado, está passando por uma crise interna e externa. Neste caso, é de extrema importância à intervenção de um consultor em RH, para auxiliar e orientar os gestores de forma imparcial, além de desenvolver técnicas de negociação, de recrutamento e seleção, bem como a capacitação e treinamento dos colaboradores, para resolver problemas de natureza técnica ou gerencial em determinados temas.

Ao longo deste relatório podem-se constatar as diferentes visões de prioridade dessa organização. Ocorrem alguns conflitos administrativos e de gestão de pessoas, criando a extrema necessidade da contratação de uma consultoria em Recursos Humanos, que pode trabalhar com maior imparcialidade e maior confiança. 
Nesse caso, é importante agregar valores externos, sem os “vícios” praticados pela empresa, para obter uma visão diferente dos problemas, racionalizando as decisões mais sensíveis, além de destacar os pontos positivos e negativos organizacionais.
No início desta parceria, um dos pontos apresentados foi a demissão de um funcionário. Devidamente encerrado e esclarecido. Após estabelecer um perfil mais apropriado aos valores da empresa, seguiu-se então à fase de recrutamento e seleção para a vaga em aberto.

Um ponto muito importante também, é o esclarecimento aos colaboradores a respeito de seus benefícios. Esclarecendo individualmente o demonstrativo de pagamento de quem estava em dúvida.

Considerando a situação da SUPERSOFT, foi elaborada uma política de recompensa que viesse a atender tanto as expectativas e insatisfação dos funcionários, quanto da gestão da empresa.

De acordo com os dados levantados junto aos administradores, planejou-se ainda um programa que adaptasse a empresa à visão de uma administração moderna, com ênfase no capital intelectual contido na mesma.

A intenção deste projeto, é pontuar e esclarecer dúvidas e sugestões a serem apresentadas para a melhoria contínua dessa organização.


  1. DIAGNÓSTICO

No decorrer deste projeto, detectaram-se problemas relacionados à insatisfação dos colaboradores em relação a cada item descrito a seguir;

 A adequação de salários foi um item citado por todos os funcionários, sendo de insatisfação generalizada. Além dos baixos salários em comparação aos concorrentes, um plano de carreira é pouco visível.

Mais um descontentamento relacionado à remuneração, aparece em relação aos benefícios como vale-refeição, que tem valor muito baixo e falta de um refeitório na empresa.

Outro fator importante é a socialização inadequada da gestão, que gera conflitos entre os sócios e consequentemente interfere nas relações entre os colaboradores, afetando diretamente nos resultados finais dos seus trabalhos.

A falta de subsídios para capacitação profissional é mais um problema a ser solucionado. A empresa não se preocupa em reter talentos, o que acarreta desmotivação geral causando prejuízo financeiro a essa organização, com constantes contratações e demissões.


  1. PLANO DE AÇÃO

Uma vez descoberta à origem dos problemas, desenvolvemos um projeto que visa solucioná-los, para que a empresa alcance seus objetivos.
A reclamação mais simples e rápida de resolver é o problema com o vale-refeição e refeitório. Com poucos recursos é possível disponibilizar o refeitório, com um forno de micro-ondas e uma geladeira, para que os funcionários utilizem confortavelmente o ambiente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com