TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional: Rede de atendimento à pessoa idosa do município de Granja

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Antonia Maria da Silva – RA 4212751081

Germana Alves Mendonça – RA 4170307858

Kelly Alves da Costa Brito – RA 4159291228

Letícia Pereira de Oliveira – RA 2901283956

Mila Rejane Dias – RA 4111132332

DESAFIO PROFISSIONAL

SÉRIE: 5º e 6º Período

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Pesquisa em Serviço Social, Política Social de Atenção a Criança e Adolescente, Projetos de Pesquisa em Serviço Social, Rede Socioassistencial e Terceiro Setor, Tratamento da Informação e Indicadores Sociais.

Tutora EaD: Marilena Jordão

CAMOCIM - CEARÁ

OUTUBRO/2018

Antonia Maria da Silva– RA 4212751081

Germana Alves Mendonça – RA 4170307858

Kelly Alves da Costa Brito – RA 4159291228

Letícia Pereira de Oliveira – RA 2901283956

Mila Rejane Dias – RA 4111132332

DESAFIO PROFISSIONAL

Elaboração de um artigo sobre a temática: “Rede de atendimento à pessoa idosa do município de Granja”.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Pesquisa em Serviço Social, Política Social de Atenção a Criança e Adolescente, Projetos de Pesquisa em Serviço Social, Rede Socioassistencial e Terceiro Setor, Tratamento da Informação e Indicadores Sociais.

Tutora EAD: Marilena Jordão.

        

CAMOCIM - CEARÁ

OUTUBRO/2018

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 – DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4

3 – CONCLUSÃO......................................................................................................10

4 – REFERÊNCIAS....................................................................................................11


RESUMO

.

O objetivo deste Desafio Profissional é desenvolver habilidades de análise da realidade e pesquisa desenvolvida no município de Granja – CE, com a investigação buscou-se analisar como a assistência social, a saúde e a previdência social, enquanto direito de proteção social, é executada neste município no atendimento à pessoa idosa. A identificação de um problema de pesquisa: no âmbito da Assistência Social enquanto direito de proteção social; Sendo possível, analisar como o Estatuto do Idoso enquanto proteção social. Constatar como as instituições que atuam concretizam a aplicabilidade, as diretrizes estabelecidas e a efetivação do Estatuto do Idoso no âmbito da proteção referente a essa população idosa, objetivando propor melhorias no atendimento e proteção à pessoa idosa, podendo assim, possibilitar uma reflexão critica quanto a este atendimento prestado.

Palavras-chave: Estatuto do idoso. Proteção Social. Direito Social. Assistência

Social.

  1. INTRODUÇÃO

O município de Granja tem uma população de aproximadamente 62 mil habitantes que possui implantada a política de assistência social, através do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e serviços socioassistenciais, como também a politica de saúde através do Sistema Único de Saúde - SUS, os quais ofertam a proteção social para todos, no qual podemos citar a inclusão da população idosa, com idade igual ou acima de 60 anos.

Constata-se que nos dias de hoje que a população idosa no município de Granja, assim como nos demais municípios brasileiros obteve um crescente aumento populacional em se comparado aos anos anteriores.  Com isso, houve-se a necessidade de se entender o modo de vida e a ausência de entendimento ou conhecimento sobre os seus direitos e a garantia dos mesmos, numa expectativa de uma vida abundante, com melhor qualidade, respeito e dignidade para essa população, que entre legados alcançados o direito garantido sem sombra de duvidas será o mais promissor e futurístico que será deixado para as próximas gerações idosas, uma vida ativa, autônoma, digna de todo cidadão.

 O Estatuto do Idoso estabelece os direitos dos idosos e prever punições a quem os violarem, podendo dar aos idosos uma maior qualidade de vida, é de uma iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 e de autoria do então deputado federal Paulo Paim, e foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade, aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente Lula no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.

O crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida atual, despertou um olhar e uma atenção considerado imprescindível para os problemas enfrentados pelos idosos, chamando a atenção principalmente para a necessidade de cuidados físicos, suporte social, higiene, alimentação adequada, atendimento e proteção social, na ânsia de buscar condições e enfrentamento das violações e poder garanti-los uma vida de forma digna e respeitada, com conforto, cuidados adequados, segurança, carinho, atenção, amor, respeito, alegria e autonomia.

Neste sentido esse trabalho requer demostrar à posição da sociedade do município de Granja em relação ao convívio familiar e comunitário, locais onde o idoso se encontra à mercê de cuidados, atendimentos e proteções sociais, e, como se realiza a sua participação em instituições sociais, numa analise dos atendimentos e proteções ofertadas por essas instituições.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1988, assegura o exercício dos direitos sociais e individuais Dos princípios Fundamentais: No art.1° inciso III, está garantida, à dignidade da pessoa humana. No art. 3° inciso IV, garante promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. (BRASIL, 1988)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (967.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com