TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Gravadora x Associação de Moradores

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BAURU

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BAURU/ SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – BAURU

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – BAURU. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação do Prof. Vicente Carlos Galdino.

BAURU / SP

2015

INTRODUÇÃO

O objetivo deste contexto é apresentar à compreensão de ambas as partes em um processo de negociação entre uma gravadora e a associação de moradores de uma cidade do interior, que inicialmente não tem interesse algum em ter no bairro uma gravadora.

No decorrer da negociação podemos ver que está claro que ambas as partes serão beneficiadas com a instalação do prédio da gravadora, apresentando abordagens e considerações para uma relação mais duradoura e o bem estar comum.

PASSO 01.

Em uma cidade do interior sem muita atratividade e com diversos pontos de melhoria, está sendo solicitada junto a prefeitura a liberação para construção de uma gravadora no bairro Mirassol, cujo este está em um local estratégico e de fácil acesso a cidade.

O órgão competente liberou o alvará e licenciamento para a construção da gravadora Big Records, que tem como seu representante o Sr. Jorge Andrade, 43 anos, casado, pai de dois filhos e formado em Estratégia de Negócios. A associação de moradores do bairro liderada pelo Sr. Carlos Henrique entrou com uma solicitação para embargar o projeto assim que soube do projeto, alegando que após a construção da gravadora o bairro deixará de ser um lugar tranquilo e seguro para se morar, uma vez que a maioria dos moradores do bairro Mirassol é composta por sua maioria de pessoas da terceira idade.

A Prefeitura atuará como mediadora deste conflito, garantindo o bem estar de ambos, já que ela também tem interesses nesta negociação, pois a proposta apresentada pelo Sr. Jorge Andrade representante da gravadora trará grandes desenvolvimentos para a cidade com investimentos e cultura.

PASSO 02.

O Sr. Jorge Andrade representante e porta voz da gravadora é uma pessoa formada em Estratégias de Negócios, porém possui um estilo bem extrovertido e comunicativo, tendo como sua principal característica confiança e persuasão. Utiliza como tática de negociação surpreender a outra parte com benefícios e mudanças inovadoras que não estavam no projeto.

Sr. Carlos Henrique por sua vez possui um perfil confrontador a toda e qualquer mudança no bairro. Formado em Administração de Empresas, Carlos é casado, tem um filho e mora na casa ao lado de sua mãe, uma senhora extremamente conservadora, qualidade na qual Carlos leva como lema para sua vida pessoal. A postura de Carlos é de grande seriedade e impõem respeito a sua pessoa, e seus ideais defendem a tese de que a gravadora irá perturbar a tranqüilidade dos moradores com o grande fluxo de carros e pessoas estranhas na cidade, tirando a paz e a tranqüilidade do local.

PASSO 03

Os principais pontos a serem negociados pela gravadora estão focados na melhoria da infraestrutura do bairro e da cidade, trazendo mais áreas de lazer e segurança, propondo um clima mais receptivo no bairro além de incentivar os moradores a cultura. Deixando claro que os moradores também irão ganhar tais benefícios com a construção.

Os moradores por sua vez defendem a teoria de que não precisam deste empreendimento no bairro e que os moradores podem transitar pelo bairro com facilidade, pois poucas pessoas passam por ali, sendo assim o local e de paz e tranqüilidade sem motivos para reclamação dos moradores.

PASSO 04

A gravadora tem uma cultura positiva espalhada entre seus colaboradores. Eles amam o que fazem e onde trabalham, pois na gravadora Big Records o clima de prosperidade se propaga ainda mais após Jorge informar que estava tudo certo para a nova instalação da gravadora.

Mesmo com a expectativa e oportunidade de crescimento para muitas pessoas na organização, alguns colaboradores ainda temem que a nova instalação não saia do papel, pois já souberam que a associação de moradores havia solicitado o embargo da construção. Com isso a frustração das pessoas que promovidas começam a surgir.

Não foi fácil para eles mudar-se para o interior, encontrar moradia e escolas para os filhos além de ficar longe da família, quase sem nenhum amparo. Logo que anunciado o embargo da construção o receio da gravadora com sua nova instalação parada era agora sobre como isso afetaria o comportamento dos colaboradores, que por sua vez ficariam frustrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com