TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Gravadora de Música X Associação de Moradores

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

HISTÓRIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

DÉBORA JESUS LIMA DE MORES

NOME DO TUTOR: Esp. Elcania S. E. Gruber

BELFORD ROXO/ RIO DE JANEIRO

2015

INTRODUÇÃO

 

Nas últimas décadas, tem se reconhecido como nosso país é rico em sua formação de identidade cultural, toda essa diversidade pode ser observada, bem de perto, no ambiente escolar, onde também se nota preconceitos, relações de discriminação e exclusão, os quais precisam ser encarados e transformados em temas de debate a fim de construir novos pensamentos em que o sentimento de rejeição do “outro”  deixe de existir, para garantir a amplitude do direito democrático de educação para todos e uma vida saudável na sociedade.

Cabe a nós, educadores incluir em nossas práticas pedagógicas temas que aproximem a escola da realidade do aluno, aproveitando os pontos favoráveis das culturas individuais detectados para criar um ambiente atrativo, desenvolvendo o conhecimento do multiculturalismo presente não só nas nossas turmas, mas em todos os âmbitos sociais, propagando o respeito e o bom convívio com as diversidades que são nítidas.

Como amparo, para essa transformação docente contamos com documentos e leis que expressão e garantem a necessidade de se trabalhar com a diversidade e o multiculturalismo. São eles: LDBEN 9.394/96, PCN, DIRETIZES NASCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS e para o ENSINO DE HISTÓRIA  E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA e o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFATIL.

Tendo reconhecido que nosso país tem sua identidade nacional construída com a contribuição de uma ampla diversidade cultural, este trabalho propõe uma análise especifica dos pontos importantes, a respeito das diversidades e multiculturalismo nas salas de aula, nos documentos já mencionados, que revelam a conquista de tudo que valoriza a singularidade de todos e de um. Além de mostrar o quanto trabalhar com o multiculturalismo na educação pode ser uma tarefa motivadora,  para todos que participam de alguma maneira do processo ensino- aprendizagem, derrubando conceitos arcaicos  e criando uma verdadeira sociedade democrática

 DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

 

Nossa sociedade é formada por uma vasta variedade de expressões culturais, que são resultado da contribuição de diversas etnias presentes em nosso país, desde a sua descoberta. Apesar de hoje, o Brasil se dizer democrático encontramos, com muita facilidade, atritos culturais herdados na construção de nossa sociedade, o que se torna um impedimento para que todos os cidadões vivam plenamente a democracia proposta em constituição, tornando-se  essencial ações investidoras na mudança de mentalidades, superando preconceitos e buscando o reconhecimento do “outro’, por suas contribuições sociais. Sendo a escola um espaço,  onde encontramos origens, níveis socioeconômicos, costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada um conhece a partir de sua experiência familiar e por ser responsável a repassar as regras do espaço público para o convívio democrático, apresentando  conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, se torna propício  para debates e discussões em torno de questões sociais . Na escola se convive com multiculturalismo e pode se aprender com ele.

Trabalhar com os temas da diversidade cultural da nossa sociedade em sala de aula, não é um trabalho fácil, pois há muito se simula uma suposta harmonia, ignorando os pensamentos e atitudes discriminatórias e para reeducar as relações com o “outro”, que é diferente da minha pessoa, é preciso entender, conhecer todo o processo histórico, onde muitos pagaram para o sucesso de outros, e então vivermos uma sociedade plenamente democrática para todos.  

Visando as dificuldades de se lidar com os temas transversais, foram elaborados documentos que fornecem orientações a educação nesse sentido de debate e a fim da busca pela igualdade de direitos a todos, foram desenvolvidas leis. Veja no quadro abaixo um levantamento de documentos e seus principais pontos que tratam da necessidade de se observar a diversidade e o multiculturalismo na educação:

DOCUMENTOS

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

 Art.26ª-A. Nos estabelecimentos de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Art.32. II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância  recíproca em que se assenta a vida sócia

§ 3º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem

Art.33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

§ 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.

Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

A importância da convivência pacífica entre grupos culturais plurais e diversos.

A sensibilidade para o outro não acontece por meio de propostas impostas,

 portanto, pressupõe-se que sejam adaptadas às peculiaridades locais.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Lei 10639/2003; Estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. Propondo à divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial, descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos- para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.  

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,

 Volume 1.

Orientações da necessidade de implantar  práticas educativas, em ambiente escolar prazeroso, voltadas para as peculiaridades das crianças, principalmente para a valorização de suas diversidades culturais, preparando-as para conviver numa sociedade diversificada e em constante mudança, difundindo o reconhecimento do outro como legítimo outro, independente de sua forma de ser, estar e pensar.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com