TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Marcelo

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Gestão Comercial

NOME

MARCELO ITADA

RA

3272403427

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Comportamento Organizacional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Empreendedorismo

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Técnicas de Negociação

Tutora EAD: Rúbia T. da Luz Silva

PRESIDENTE PRUDENTE / SP

2016

As organizações por estarem expostas às incertezas das mudanças precisam ter sistemas sempre aperfeiçoados e adequados às realidades em que vivem. Contudo, a globalização, por exemplo, traz consigo mais perigo, mais competição, maior velocidade e, ao mesmo tempo, mais oportunidades, novos mercados e menores números de barreiras. Tudo isso leva as organizações a processos de adequação interna, por exemplo, redução da classe trabalhadora ativa, inserção das mulheres nas empresas, valorização do conhecimento humano, mudança de cultura, estruturas, organizações mais rápidas e flexíveis, entre outras coisas necessitando de uma boa gestão, treinamentos para dirimir eventuais conflitos internos.

Nas organizações modernas, existem administradores de visão que organizam toda a estrutura da empresa de acordo com as necessidades exigidas pelas mudanças, enquanto nas empresas mais tradicionais os gestores se baseiam nas metas financeiras, contudo analisando qual o perfil do empreendedor fica fácil colocar as alterações necessárias em pratica.

Atualmente o mercado competitivo das grandes empresas afetam diretamente as pequenas e medias empresas, ocasionando em uma enorme necessidade de aprimoração e desenvolvimento tecnológico para conseguir continuar no mercado.

Dentre os vários cuidados que o empreendedor deve tomar o primordial seria a busca por informações e inovações que possam melhorar e aumentar a qualidade e tempo de fabricação de um determinado produto.

Objetivos claros e sensatos e o continuo acompanhamento do resultado obtido ajudam a identificar os pontos negativos que podem ser melhorados e os pontos positivos que podem ser considerados diferenciais em uma negociação.

Um bom planejamento operacional e estrutural contribui para profissionalização e melhor capacitação dos colaboradores, podendo ser criado um plano de carreiras e de meritocracia que cria um ambiente justo e organizado.

Periodicamente avaliar todos objetivos e números que foram gerados ao longo do semestre ou ano e assim caso necessário fazer alterações que possam colocar a empresa no caminho correto para o crescimento.

Falta de foco por parte do empreendedor são comuns, a muitos casos onde um empreendedor inicia um trabalho e não da continuidade no desenvolvimento do mesmo e altera para outro ocasionando assim uma grande perda em tempo e energia.

 Colaboradores com medo do novo podem ser um grande obstáculo, pois uma empresa não opera sozinha e com toda a força operacional sem motivação e conhecimento para almejar novas áreas torna o ambiente empresarial insustentável.

Uma empresa que não possui organização dificilmente sabe o quanto esta produzindo ou perdendo, isso prejudica toda a cadeia operacional e impossibilita a criação de novos objetivos, metas e analises de produtividade, sendo que para a obtenção de créditos ou financiamentos em bancos e instituições financeiras o básico é apresentar todos os números de crescimento e produção/perdas mensais.

Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor

Obstáculos encontrados para a realização de mudanças

Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor

Estabelecer Objetivos

Falta de foco

Possuir follow-up up

Busca de informações

Medo do Novo

Visitar feiras e encontros de empresas do mesmo ramo

Planejamento operacional

Desmotivação dos colaboradores

Criar um plano de carreira ou de meritocracia

Acompanhamento

Falta de organização

Delegar gerentes e cobrar resultados

Avaliação Sistemática

Falta de credito

Buscar parceiros ou investidores para novos projetos

Um grupo é apenas uma união de pessoas, como em um show, em uma sala de cinema, em um avião, são simplesmente pessoas reunidas e que cada um possui seu próprio objetivo e não coletivo.

Uma equipe se destaca pelo fato de possuírem objetivos em comum e podem ser formados por um superior ou por necessidade, como também podem ser formados por um grupo psicológico que sabem identificar a importância do outro no grupo e reconhecem sua necessidade para o alcance dos objetivos estabelecidos.

Existem alguns fatores específicos para a formação de equipes, são eles:

• Mínimo de duas pessoas e máximo de 30 para a comunicação acontecer facilmente.

• Rede de comunicação efetiva para contato e transmissão de informações diretas e transparentes.

• Identidade coletiva, que faz com que o indivíduo se sinta realmente integrante da equipe.

• Objetivos comuns individuais que se complementam no grupo psicológico.

• Estrutura de grupo com atividades, papéis e funções designadas para cada membro.

O líder trabalha diretamente no apoio aos grupos e indivíduos para que atinjam suas metas e objetivos.

Podendo ser observado dois comportamentos:

Consideração: Busca por qualidade procurando entender as necessidades individuais e garantindo a confiança dos liderados.

Este perfil de líder é encontrado em situações como tarefas de rotina e definição de novas tarefas.

Estabelecimento da estrutura: o líder define seu papel e o de seus funcionários delegando atividades e responsabilidades.

As atitudes de um líder e suas decisões refletem diretamente nos ganhos e perdas da empresa. Ao fazer uma escolha, o líder deve levar em consideração pesquisas, planejamentos, relatórios e, inclusive, comportamentos individuais e grupais dos colaboradores. Esses são os processos decisórios nas instituições e devem ser embasados por conhecimentos técnicos e desenvolvidos por líderes eficientes. Assim, administrar nada mais é do que decidir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com