TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio anhanguera

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

ADMINISTRACÃO DE EMPRESAS

1º SEMESTRE

Aluna: Kamila Couto de Souza Cruz (Ra: 2856131724)

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas

Empreendedorismo

Comportamento organizacional

TUTORA: Rosângela Felix

BELÉM – PA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 – pesquisa

2- planejamentos do restaurante

3-analise swot

4-diagnostico do restaurante

INTRODUÇÃO:

O estudo de caso relata o caso do Restaurante Smak, situado no Vale da Felicidade que tem como proprietária a viúva Irena Partala, descendente de poloneses, alias como a maioria dos habitantes do local.

A economia da região e sustentada principalmente pela agricultura familiar e atividade turística, onde tem como principal atração o passeio com a tradicional Maria Fumaça.

Embora o restaurante da família Partala seja de excelente localização e tenha uma deliciosa e tradicional comida polonesa, vem enfrentando dificuldades devido a ampliação da concorrência, a perda dos principais fornecedores, o exacerbado conservadorismo e a desorganização administrativa.

1-PESQUISA

Principais motivos que levam ao insucesso das pequenas e medias empresas a fechar suas portas, segundo a Revista Exame, cerca de 30% (trinta por cento) das empresas brasileiras fecham as portas em 2 (dois) anos de atividade. E segundo o SEBRAE, elas culpam a falta de clientes, a alta carga tributaria a ausência de capital de giro e problemas pessoais pela falência.

Quem é empreendedor sabe que não existe receita mágica para dar certo, mas sabemos que e possível reduzir riscos. Outro problema, e a falta de conhecimento do mercado que atrapalha o desenvolvimento do negocio.

Segundo Mario Sergio Kajima, professor de estratégica do INSPER, 5 (cinco) razoes que podem levar sua empresa para o buraco, são

1- NÃO EXAGERA NO LONGO PRAZO - Planejar e essencial

2- NÃO TER CONTROLE FINANCEIRO- Desconhecem conceitos de finanças e faltam controles financeiros

3- CONFUNDIR CPF E CNPJ- Misturar despesas pessoais com as contas empresariais

4- BUSCAR O PRODUTO PERFEITO- Gastar muito no desenvolvimento de um produto e demorar para alcançá-lo pode ser um problema. O produto vai se desenvolvendo apo o lançamento no mercado.

5- PERDER O SENSO DA REALIDADE - Ser otimista,mas precisa ter senso de realidade, e necessário autodomínio.

Ja de acordo com Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo da FAAP, descreveu 5 (cinco) limitações-

a) Incapacidade de Perceber - nao perceber, ou nao quer perceber o que acontece ao seu redor.

b) Incapacidade de admitir seus erros

c) Incapacidade de ler as pessoas - não se importa com seus clientes, parceiros, fornecedores e funcionários

d) Incapacidade de aprender- falta de tempo, excesso de confiança.

e) Incapacidade de gerir

2- O PLANO DE NEGOCIOS DO RESTAURANTE SMAK:

NOME DA EMPRESA Restaurante Smak

SOCIA Irena Partala

MISSÃO:

Divulgar a saborosa culinária típica polonesa, valorizando suas tradições, alem de oferecer serviços de qualidade com agilidade e conforto.

VISÃO

Ser reconhecido regionalmente como o melhor restaurante fornecedor de comida típica polonesa, bem como ponto turístico, de informações e resgate da cultura local

(2.1) DEFINIÇÃO DE NEGOCIO E PERFIL DOS EMPREENDEDORES

NEGOCIO/SETOR DE ATIVIDADE: Empresa de serviços alimentícios, que atua como restaurante.

PERFIL DOS EMPREENDEDORES; Falta de planejamento, conhecimento a respeito de gestão de negócios, enfim organização. Alem do que a proprietária demonstra falta de profissionalismo e centralização nas decisões, etc.

(2.2) ANALISE DE MERCADO

PESQUISA DE MERCADO; O setor de alimentos e sempre um bom negocio para se investir. Comer e uma necessidade de todos. Nunca se falou tanto em comida e com a preocupação com a qualidade de vida, logo com o "que comer". Tantos que os negócios do ramo bem organizados, planejados passam pelas crises e não chegam a se abalar profundamente.

Se olharmos a movimentação do mercado (grande ou pequeno) podemos perceber que comida e mesmo um ótimo negocio pois esta entre as necessidades mundiais que vão se ampliar cada vez mais com o crescimento populacional. No caso especifico da Smak, aliado ao turismo tem tudo para dar certo.

CLIENTES; Os clientes compreendem tantos os moradores locais( em menor numero) quanto os turistas. Por se tratar de diferentes públicos, a quantidade, a localização e as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com