TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio de gestão comercial

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO PROFISSIONAL

 

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

3ª SÉRIE

 

 

DISCIPLINAS NORTEADORAS: GESTÃO EM MARKETING; LOGÍSTICA EMPRESARIAL; GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS; PLANEJAMENTO DE

VENDAS E PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.  

 

 

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo dirigido a distância.

 Desenvolver         os         estudos         independentes,         sistemáticos         e         o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

         

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

 A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 

 Proporcionar a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática.

 Simular situações reais que os futuros gestores comerciais poderão enfrentar no mercado de trabalho.

 Promover a compreensão prática de conceitos relacionados ao marketing, logística e à área comercial.

 Propiciar que o aluno se coloque como profissional e simule preços e estratégias para alavancar os negócios da empresa.

 Capacitar os alunos a desenvolver programas e projetos multidisciplinares que contemplem estratégias mercadológicas essenciais para a prática comercial.  

 

OBJETIVO DO DESAFIO

Este Desafio Profissional tem como objetivo a construção de um Plano de Marketing que contemple o desenvolvimento de um novo produto, desde a sua criação até sua distribuição ao cliente.  

 

PRODUÇÃO ACADÊMICA  

[pic 3]

O Desafio Profissional propõe a realização de um Plano de Marketing que contemple aspectos relacionados à criação de um novo produto, formas de armazenagem e distribuição deste produto, meios de divulgação e ações promocionais, e a gestão de custos e preço que envolve todo este processo. Para isso, será necessária a realização de uma pesquisa de mercado com vistas a conhecer o comportamento do consumidor em relação à criação e colocação do novo produto no mercado.

 

DESAFIO PROFISSIONAL  

[pic 4]

 

As ações de gestão comercial são essenciais para o desenvolvimento de uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação, porte e potencial competitivo no mercado. Uma empresa que comercializa produtos ou serviços precisa vender, mesmo em tempo de crises. Nesses momentos, em muitos casos, é preciso repensar as estratégias de venda e de posicionamento no mercado, para enfrentar a concorrência e se diferenciar no mercado competitivo.

A fabricante de automóveis brasileira, Original BR, passou por algumas situações conturbadas no primeiro semestre do ano de 2016. Neste período a empresa registrou uma queda de 8,5% em seus lucros, em relação ao ano de 2015. Esse número representou um grande problema para empresa, tendo em vista que no ano de 2015 ela representava a maior vendedora de automóveis do Brasil em sua categoria.  

Para recuperar essa perda, o presidente da Original BR se reuniu com seus gestores para repensar as estratégias existentes e sugerir novas formas de alavancar novamente os negócios da empresa. Chegou-se à conclusão que uma grande estratégia para o momento seria o lançamento de um novo produto. Segundo o presidente da marca, Antônio Trombeta, a estimativa é que ao fim do ano o resultado seja igual ao de 2015, o que, segundo ele, já seria um grande resultado se analisarmos o atual cenário do mercado de automóveis.

Para concretizar essa estratégia e empresa vai contratar uma assessoria comercial para auxiliar na criação e no lançamento do novo produto.  

Imagine que você e sua equipe foram contratados pelo presidente da Original BR para prestar assessoria comercial para auxiliar a empresa na concretização da sua estratégia de vendas: lançar um novo produto no mercado.

Para isso, siga os passos a seguir:

 

 

PASSO 1

 

Em um primeiro momento, para que vocês tenham base para sugestão de um novo produto, realizem uma pesquisa de mercado para evidenciar o comportamento do consumidor em relação à aquisição de automóveis no ano de 2016. Monte um questionário para identificar o perfil socioeconômico do entrevistado. Questione o entrevistado sobre: estado civil, sexo, idade, renda familiar, número de filhos, interesse por automóveis, cor de preferência e qual o valor máximo que pagaria em um automóvel. Com isso, você consegue evidenciar a faixa de preço que o novo produto deve custar e que tipo de público que irá atender. Além disso, questione os entrevistados sobre suas necessidades em relação aos automóveis e identifique as principais demandas destes públicos.  

Entreviste pelo menos 10 pessoas e busque identificar as carências que existem no mercado de automóvel e qual produto poderia ser fabricado e comercializado para suprir uma demanda no mercado.

A pesquisa de mercado revela o que a empresa e seus produtos representam para seus públicos de interesse e como ela é vista por eles. Esse tipo de pesquisa busca, também, compreender o consumidor, o que por sua vez, exige o conhecimento de princípios comportamentais que guiam os hábitos de consumo. Quando os hábitos de consumo são conhecidos, as empresas têm a capacidade de desenvolver estratégias de negócios mais eficazes e influenciar comportamentos desejáveis para a compra de seus produtos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com