TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio proficional

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

Centro de Educação a Distância – Polo Palmas/TO

C.S. Gestão em Recursos Humanos – Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão, Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

CLICE MARIANO MACIEL FREIRE DO AMARAL - RA 2837301387

KARINE SOUSA SILVA MORAIS – RA 1709109077

SUZIANNY PEREIRA DE SOUSA – RA 2848209398

ANGÉLICA CÂNDIDO DE SOUZA – RA 1709112352

DESAFIO PROFISSIONAL DE DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Professor (EAD): Carlos Eduardo de Azevedo

Professora(EAD): Raquel de Oliveira Henrique

PALMAS

2014


CLICE MARIANO MACIEL FREIRE DO AMARAL - RA 2837301387

KARINE SOUSA SILVA MORAIS – RA 1709109077

SUZIANNY PEREIRA DE SOUSA – RA 2848209398

ANGÉLICA CÂNDIDO DE SOUZA – RA 1709112352

DESAFIO PROFISSIONAL DE DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial à obtenção da nota no Curso de Gestão em Recursos Humanos – nas matérias de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, sob a orientação do Professor Tutor Presencial Fernanda S. Almeida Montanha.

PALMAS

2014


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO        

3.        SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL        

4.        TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES OPERACIONAIS        

5.        CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho surgiu através do Desafio Profissional de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, e tem por finalidade conhecer as principais ferramentas de Tecnologia de Gestão utilizadas pelas empresas no desenvolvimento de suas atividades, para melhoria dos processos, a fim de otimizar os resultados e visando a sustentabilidade ambiental, bem como as legislações pertinentes para embasamento na tomada de decisões e apresentar a proposta para implantação de ferramentas e práticas de gestão e redução de impacto ambientais da atividade para melhoria dos processos e resultados da empresa estudada. A metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica, sendo considerada por Prestes (2005) como “aquela que se efetiva tentando-se resolver um problema ou adquirir conhecimentos a partir do emprego predominante de informações provenientes de material gráfico, sonoro ou informatizado”. Portando para esta pesquisa bibliográfica serão consultados livros, revistas, artigos e sites, buscando maior conhecimento sobre o tema abordado.

De acordo com o desafio proposto a Empresa usada como modelo para este estudo é a INOXEL (uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc.).

A primeira etapa do desafio está focada no modelo de excelência de gestão.

Depois dessa primeira etapa será necessário elaborar a adequação das ações referentes à sustentabilidade visando adequar a empresa a redução do impacto ambiental de sua atividade.

Posteriormente verificar as questões sobre a terceirização. E seus contratos e regimentos.

E por fim a apresentação das propostas de implantação como parte da consultoria da empresa.

  1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

A busca pela competividade tem levado as organizações a buscarem modelos para orientarem a definição de seus modelos de gestão. Existem dois modelos que tem origem comum porém tiveram desenvolvimento e aplicações diferentes: O Modelo de Excelência de Gestão® divulgado pela Fundação Nacional da Qualidade e os apresentados nas normas NBR ISO 9001 e NBR ISO 9004 (BONFA, 2010).

Os Critérios são características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados. O objetivo da distribuição das exigências em Critérios e Itens é facilitar o entendimento de conteúdos afins e reproduzir, de forma lógica, a gestão de temas essenciais de uma organização. Os Critérios de Excelência são representados na seguinte figura, sugerindo uma visão sistêmica da gestão organizacional (FQN, 2014).  

[pic 1]

Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. A mandala do MEG (figura acima), que contém os Critérios, simboliza a organização, que é um sistema orgânico, adaptável ao ambiente. Ou seja, pode-se afirmar, com base na figura, que o direcionamento da organização, dado pela Liderança, ouvindo os clientes[1] e a sociedade, é definido por meio das estratégias e planos; a sua implantação é realizada por pessoas, que compõem a força de trabalho, utilizando-se dos processos existentes na organização, objetivando atingir resultados; todo esse ciclo é permeado por informações e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com