TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional: Lopes & Lopes

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Após levantamento junto ao DP da empreses Lopes & Lopes sobre os colaboradores alocados no canteiro de obras do Viaduto Martelli Videira, chegamos a conclusão que os cargos com maior índice de turn-over são, Mestre de obras e Servente de pedreiro.

Em entrevista com os colaboradores, ficou claro que além dos riscos de acidente, outros fatores influenciaram a paralização, como por exemplo:

• Falta de mão de obra; ausência de profissionais nos cargos de servente, pedreiro, carpinteiro, armador e mestre de obras. Muitas vezes profissionais são alocados para setores que, embora tenham conhecimento básico, não dominam a função.

• Alta carga de trabalho; para suprir a deficiência no quadro de colaboradores, muitas vezes os mestres de obra pedem a seus subordinados que estendam seu horário de trabalho em até 4 horas além da jornada normal, o que além de ser ilegal, causa um desgaste imenso nos colaboradores.

• Horário de trabalho incompatível; a empresa não oferece transporte para os funcionários, o que os obriga (principalmente os funcionários do primeiro turno) a saírem muito cedo de casa. Alguns tem que sair antes das 3:00 h, pois a maioria dos colaboradores reside na periferia e o percurso pode demorar mais de duas horas.

• Precariedade ou ausência dos EPIs (equipamento de proteção individual); como não há qualquer tipo de controle, por parte do almoxarifado, constantemente há falta de equipamentos de proteção individual, seja ela ocasionada pelo desgaste natural ou pelo desperdício por parte de alguns colaboradores, o que os obriga muitas vezes a utilizar equipamentos desgastados ou até mesmo trabalhar sem eles.

Como medidas corretivas, primeiramente será necessário contratar três mestres de obras e vinte cinco serventes de pedreiro, o recrutamento para mestre de obras será inicialmente interno e para servente de pedreiro será por meio de anúncio no balcão de empregos da cidade, uma vez que o mesmo manda informações diárias de vagas abertas na região para o telejornal local. Esse recrutamento não acarretará grandes custos para a empresa, porém há chances maiores de pessoas sem a qualificação necessária serem encaminhadas para a seleção.

A seleção será realizada no próprio canteiro de obras, após entrevista, os candidatos a servente de pedreiro, realizarão testes práticos inerentes a sua profissão como preparar argamassa, preparar concreto, diferenciar materiais e ferramentas utilizadas na construção civil.

Para os candidatos a mestre de obras, após entrevista, serão aplicados testes práticos sobre interpretação de desenhos técnicos, processos de montagem de estruturas, resistência de materiais e cálculo de materiais consumidos por m² de construção.

Esse processo se faz necessário para que a empresa contrate profissionais com experiência na construção civil e visa a redução de desperdícios e a eficácia na obra, além de evitar que colaboradores sejam alocados para áreas que não são sua especialidade bem como reduzirá o número de horas extra para os colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com