TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO LOPES & LOPES

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 10

 RESUMO

Com o objetivo de expor, analisar, sincronizar e por consequência, resolver os problemas, desenvolvidos na empresa Lopes e Lopes, viemos através deste, uma vez que nos foi incumbida a obrigação de solucionar os mesmos.
A Lopes e Lopes, é uma empresa de médio porte, tendo sua base localizada no bairro do Restinga em Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul, contando com um quadro total de 200 funcionários, trabalhando na construção civil.
Após ser aprovada na licitação do Viaduto Martelli Videira, percebeu a necessidade da terceirização de mais 300 funcionários, já que dispõe de um período de apenas 18 meses para finalização e entrega total da obra.
Porém, não foram necessários muitos meses, para que os primeiros problemas fossem visualizados.

A diretoria da empresa optou por manter no canteiro de obras um de seus colaboradores de recursos humanos, para assim manter um forma de comunicação entre os funcionários e a diretoria da empresa, tendo em vista que o funcionário de recursos humanos é conhecedor da área administrativa da empresa, bem como seus líderes e superiores, assim como um contato próximo com os colaboradores a quem é capaz de ouvir, entender e auxiliar além de aconselhar e servir como intercessor das duas partes, o que pode tornar-se de grande valia para a empresa, por encurtar e facilitar as decisões da empresa em relação aos funcionários.
Após a queda de um de seus pedreiros de um andaime a uma altura de 1.80m, o e ocasionou graves lesões ao funcionário, que teve todo o atendimento necessário, houve uma grande manifestação por parte dos outros funcionários, contrária a gestão da empresa que criou fortes exigências, para que se pudesse continuar a obra, assim como as mesmas não foram atendidas de imediato, iniciou-se um greve com paralisação total dos trabalhos.


Introdução



Faremos aqui uma análise dos problemas apresentados pela empresa Lopes & Lopes, empresa do segmento da construção civil que foi aprovada no processo de licitação tornando-se responsável pelo canteiro de obras do viaduto Marterlli Videira no interior do Rio Grande do Sul.
Após um acidente ocorrido com um de seus funcionários, houve uma paralisação seguida de greve, por parte dos funcionários, que exigem melhores condições de trabalho, e justa divisão de horários, principalmente no caso do mestre de obras, portanto, será necessário que empresa e profissionais exponham suas necessidades, e a empresa caberá enquadrar-se nas normas.



I. Corpo do Ensaio


Por tratar-se de um projeto de grandes proporções como o viaduto Martelli Videira, fez-se necessária a contratação de 200 profissionais de diversas áreas, além de 300 profissionais terceirizados, para a realização desta obra que tem um prazo de dezoito meses para ser finalizada, porém, a empresa Lopes & Lopes tem visto seu quadro de funcionários diminuir dia após dia, o que tem prejudicado aos profissionais que ainda permanecem na obra, por acumular funções que seriam destinadas a outros, além de seres obrigados a trabalhar em períodos maiores que o permitido e suportados por um ser humano, em funções de tão alta responsabilidade, que cobram além de força extrema atenção, prejudicando a todos pelos excessos, e por consequência pondo em risco o bom andamento e entrega da obra.
Após um dos pedreiros ter escorregado de um andaime improvisado de uma altura de um metro e oitenta de altura, e batido costas e cabeça, pelo fato de não estar usando cabos de segurança e nem mesmo capacete, houve grande manifestação por parte dos outros profissionais, que decidiram junto ao sindicato responsável iniciar uma greve, exigindo carga horário de trabalho de oito horas diárias, introdução e reposição garantida de materiais de trabalho e proteção, como luvas, capacetes, mascaras, botas, cabos de segurança, andaimes mais seguros, além de aumento de sanitários e um local fechado para descanso no horário da pausa intrajornada, assim como a contratação de ao menos 5% a mais do quadro de funcionários já que muitos profissionais, deixaram a obra exatamente por estarem insatisfeitos com as condições de trabalho, e exigem também o aumento de no mínimo 08% de salário, para reiniciar com o trabalho.

Neste caso o que deve ser feito pela empresa, no que corresponde ao recrutamento e a seleção de novos profissionais, para que haja acerto nas contratações diminuindo assim erros futuros?

Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. Selecionar pessoas é comparar seres completamente desiguais. Para tal, o profissional de recursos humanos deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade na hora da comparação. 
Para tal, o profissional de recursos humanos deve dispor de um conjunto de elementos a fim de tornar este processo menos subjetivo e mais pragmático. Estes cuidados passam por:
Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;
Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto;
Conhecer os principais desafios esperados pela área solicitante;
Ter a percepção correta do perfil comportamental esperado/desejado;
Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto;
Conhecer (e entender) a missão, a visão, os objetivos estratégicos, os princípios da empresa para não contratar “um estranho no ninho”; e
Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficará comprometido.
É de suma importância que a empresa preocupe-se com a saúde e a segurança de seu funcionário, sendo necessária a distribuição e reposição de uniformes, luvas especificas para cada função, capacetes, botas, óculos de proteção ocular, bem como sinalizadores, cabos, andaimes, iluminação, ambiente para alimentação, local para descanso e sanitários, seguindo assim as normas de saúde e segurança do trabalho bem como a lei 3514, que especifica,

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR–9)
Exigido pela Lei 6514/77 e regulamentado pela Portaria 3214/78 – NR-9. O objetivo é identificar os riscos à saúde dos trabalhadores e propor medidas técnicas ou administrativas para reduzir a exposição ou neutralização dos riscos físicos, químicos e biológicos.
Exemplos: Riscos Físicos: ruídos, vibração, calor, radiações. Riscos Químicos: solventes, poeiras, tintas, gases, névoas. Riscos Biológicos: bactérias, fungos, etc.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Instituído pela Instrução Normativa nº 100 do INSS. É necessário para todos os trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais no momento da solicitação de aposentadoria especial ou auxílio doença e também na homologação da rescisão de contrato de trabalho.
LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho 
Este laudo contempla as avaliações das condições do ambiente de trabalho, através de medições com aparelhos e realizado por profissionais habilitados para identificar e quantificar os agentes agressivos do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com