TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Inoxel anhanguera

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.724 Palavras (19 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 19

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

POLO: BARRA DO GARÇAS - MT

2ª SÉRIE

RODRIGO DA SILVA PIMENTEL RA 1898626310

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO e RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ANA CRISTINA S. AQUINO

BARRA DO GARÇAS - MT

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 02

2. PASSO 01 - MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO 04

3. PASSO 02 - IMPACTOS AMBIENTAIS E AS MEDIDAS ADOTADAS 11

4. PASSO 03 - CUIDADOS JURÍDICOS NA CONTRATAÇÃO DAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS 16

5. PASSO 04 - RELATÓRIO COM A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO 19

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

7. REFERÊNCIAS 22

1. INTRODUÇÃO

Em 2005 deu-se a fusão da empresa RER - Caldeiraria e da empresa MHI - Estruturas Metálicas, surgindo a empresa INOXEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP). Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles:

 Petrobrás.

 General Motors.

 Volkswagen.

 Fiat Auto.

 Mercedes Benz.

 Toyota.

 Ford Motors.

 E outros.

Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.

Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.

A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende à demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Vem se destacando com produtos e serviços de qualidade.

Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.

A estrutura organizacional prevalecente na INOXEL caracteriza-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona.

2. PASSO 01 - Modelo de Excelência da Gestão

No início dos trabalhos foi verificado a necessidade de um Modelo de Excelência de Gestão, bem como uma ferramenta de qualidade e outra ferramenta de comunicação para que a empresa possa crescer sempre em uma melhora continua e com o auxílio de seus colaboradores que são de grande importância.

Ao implantar o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade estabelece uma orientação integrada e interdependente para gerir uma organização, ela alinha seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos.

O modelo está alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência, eles expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, naquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

Ele também apresenta oito Critérios de Excelência que compõem o Modelo de Excelência da Gestão e garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. São características tangíveis, mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados.

Os 13 fundamentos são:

 Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

 Atuação em rede: desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.

 Aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com