TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio soja

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE,

 CIENCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

GABRIELA SANTOS COSTA – RA 8337113197

KARINE COELHO CASAIS – RA 8986231519

RENATA ROCHA OLIVEIRA – RA 8378870087

 ROZANA ARAUJO BARRETO – RA 8338119238

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR: MARCOS GALLANI

PORTO SEGURO, 04 DE NOVEMBRO DE 2014.

UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE,

CIENCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

GABRIELA SANTOS COSTA – RA 8337113197

KARINE COELHO CASAIS – RA 8986231519

RENATA ROCHA OLIVEIRA – RA 8378870087

 ROZANA ARAUJO BARRETO – RA 8338119238

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 2]

PORTO SEGURO, 04 DE NOVEMBRO DE 2014.

RESUMO

A indústria da construção constitui, atualmente, uma das atividades que mais utiliza recursos naturais. Nos dias de hoje, mais de 70% da população encontra-se em áreas urbanizadas, em decorrência da evolução no processo de urbanização. Tendo isso em vista, tornam-se necessárias algumas medidas sustentáveis, para que a sociedade alcance uma melhor qualidade de vida, reduzindo o impacto sentido pela população no meio em que vivemos – seja ele social, ambiental e/ou econômico. Grandes empresas conceituadas vêm buscando uma nova postura empresarial, visando não apenas o lucro, mas também uma melhor convivência com a sociedade e com o meio ambiente, priorizando a sustentabilidade nos seus negócios.

Consciente do grande impacto ambiental causado pelas atividades da empresa L&Construção, Manoel, seu presidente, concorda que devem ser feitas mudanças no seu empreendimento, por meio de um Programa de Sustentabilidade específico para o seu tipo de empresa. O Programa deve ser apresentado a todos os colaboradores da empresa, visando uma melhora nos lucros, marketing empresarial e, principalmente, o respeito mútuo após a L&Construção se tornar referência em sua área de mercado. O objetivo desse trabalho é abranger visões sobre a responsabilidade das empresas na atualidade e os principais aspectos relacionados ao funcionamento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável.

PALAVRAS CHAVE: Sustentabilidade, Construção Civil, Urbanização, Indústria.

INTRODUÇÃO

Tendo em atenção à importância que o desenvolvimento sustentável apresenta na sociedade moderna, podemos observar que devido às atividades, tanto direta como indiretamente, impostas através da construção civil tem sido responsável por vários reflexos ao local e na região onde se instala a obra. Sabemos que toda ação humana gera consequências para a sustentabilidade, sejam elas diretas ou indireta, ativas ou passivas, que prejudica como um todo o planeta e a população.

 Da mesma forma que pode valorizar uma área pode desvalorizar também, devido a empecilhos de ventilação, poluição sonora e visual, sombreamento de áreas que precisam de insolação entre outros.

Atualmente, as empresas por meio de ações voluntárias investem em projetos para minimizar tais problemas, orientando as instituições a praticar uma administração responsável, protegendo o ambiente e o ser humano para que futuramente tenham benefícios para as organizações e a sociedade, transformando a difícil realidade social e ambiental, buscando melhorar a qualidade de vida da população. Vendo que a L&Construção atua de forma nada favorável com a natureza, estabeleceremos métodos que possam assim fazem com que a empresa de Manoel consiga alcançar o seu objetivo, que é de melhorar o aspecto da sua indústria e contribuir com a natureza.

Nesse trabalho, abordaremos três temas com intuito de resolvermos os grandes danos provocados por esse tipo de atividade e através de projetos, iremos reposicionar a indústria na construção do mercado.Por meio desta analise, identificaremos de forma viável os aspectos que precisam ser aprimorados.

“É preciso sempre olhar o meio-ambiente como um fator limitante,

 interferindo o mínimo possível e fazendo a natureza

 trabalhar a favor da arquitetura da casa”

 Martha Nader.

Atualmente a “construção sustentável” é bem aderida no mercado, internacional e nacional. Como citamos anteriormente, a sustentabilidade tem sido uma questão de grande importância para Manoel, que tem como objetivo dá uma cara nova a sua empresa e ao projeto de construção de casas populares, de forma que não ofereça riscos a natureza e que também melhore em seu capital. Quando falamos em desenvolvimento sustentável, deve ser levado em conta o que chamamos de competitividade no âmbito empresarial, pois não adianta ter uma empresa ambientalmente correta e socialmente justa se não for competitiva no mercado.

Antes mesmo da construção propriamente dita é necessário um planejamento no qual serão discutidos os tipos de materiais a serem usados, com menos custos; com a maior durabilidade e que exija o mínimo de impacto possível para a sua obtenção. Junto com isso, deverá ter o cuidado com os fornecedores de tais produtos, para garantir que se possa ter procedência se o material é ambientalmente correto, principalmente com a madeira, e se a empresa é legalizada. E aproveitar o máximo possível dos meios naturais de modo que não causarão impactos e também a empresa ganhará uma credibilidade com suas ações.

Uma das coisas fundamentais que podemos observar é o destino que os entulhos dessas obras acabam tomando. Muitos ainda desconhecem dos métodos mais apropriados para esses materiais após o seu uso devido, já outros sabem o que fazer, mas não executam de forma adequada. Atualmente, os projetos estão sempre ligados à moderação de energia, a escolha por materiais duráveis, a preservação do meio ambiente, na redução de gastos com agua, na emissão de CO2 na atmosfera e principalmente com lucros que ela poderá obter futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (523.7 Kb)   docx (374.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com