TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descobertas que contribuíram claramente para o desenvolvimento da administração

Artigo: Descobertas que contribuíram claramente para o desenvolvimento da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  173 Visualizações

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas, em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. As cinco variáveis no decorrer da historia da administração: Tarefas, estrutura, ambiente, tecnologia e pessoas.

A revolução industrial foi um grande marco na historia da administração, através das mudanças tecnológicas alterando a economia e o meio social. Foram inúmeras mudanças e varias descobertas contribuindo expressamente com o desenvolvimento da administração. Na revolução industrial o crescimento continuo e das empresas foi necessário uma administração especializada. Com a produção acelerada, o numero de assalariados nas empresas e industrias aumentou, tornando-se necessário aumentar a eficiência e a competência, e evitar o desperdício e economizar na mão de obra, para o melhor lucro. Com o grande numero da demanda de produtos, aumentava cada vez mais a competição e a concorrência entre as empresas. Com esses fatores surgiu a divisão do trabalho entre aqueles que tinham as ideias (gerentes) e aqueles que a colocavam em pratica (operários). Os pioneiros a desenvolverem traabalhos a respeito da administração foi o Americano Frederick Winsow Taylor que iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário e Henri Fayol caracterizado pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente..

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com