TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da atribuição para o cargo de Assistente de Produção

Pesquisas Acadêmicas: Descrição da atribuição para o cargo de Assistente de Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS

A descrição de cargos é uma tarefa ligada ao subsistema de recursos humanos chamado de administração de cargos e salários. Descrever um cargo nada mais é do que do que após entender e analisar os cargos de uma empresa documentar os mesmos de modo impresso ou informatizado para consulta e compreensão de todos os interessados.

A descrição de cargos serve para que todos aqueles que precisarem consultá-la entendam com clareza as tarefas, responsabilidades e requisitos de cada cargo da empresa. Muito embora a descrição de cargos seja fundamental para a avaliação dos cargos e a consequente definição de salários de cada cargo dentro do subsistema de RH de administração de cargos e salários, ela também é usada para outros fins.

Segue-se a Descrição de Cargos para o cargo de Auxiliar de Produção:

DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO: Auxiliar de Produção SETOR: Produção

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: Gerente Industrial

RESPONSABILIDADES DO CARGO: operar máquinas e equipamentos da fábrica, efetuar os registros da produção de acordo com as especificações da linha e dos produtos a ser produzido, verificar as necessidades e prioridades da linha de produção para programação de manutenção preventiva e corretiva, verificar abastecimento das máquinas e equipamentos com a matéria prima da linha em produção, acompanhar e realizar a limpeza periódica das máquinas e equipamentos durante a operação e para as trocas de produtos.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

O QUE FAZ?

Prepara, separa e abastece materiais para as linhas de produção. Faz montagem de equipamentos, operação, manutenção e limpeza de máquinas e presta assistência aos operadores.

COMO SE FAZ?

Exige-se do colaborador atenção e responsabilidade ao realizar sua função, procurando ter boa relação com seus colegas de trabalho e superiores no setor. PARA QUE SE FAZ?

Esse trabalho é realizado para que se tenha uma boa preparação da parte de maquinários da indústria, evitando possíveis paradas na produção a fim de concertar algum dano. Esse profissional terá participação fundamental no processo de produção.

REQUISITOS PARA O CARGO:

Competências Técnicas (conhecimentos):

Conhecimento Básico no setor industrial de produção. Descrição:

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Auxiliar de Produção é essencial que possua cursos com prática em Programas de operação Industrial, como operação de máquinas industriais.

Competências Comportamentais:

Comprometimento; Habilidade Profissional; Capacidade de Adaptação; Maturidade Emocional Descrição:

Capacidade de assumir responsabilidades pelo próprio trabalho. Capacidade de assimilação e envolvimento com os valores e políticas da instituição. Lealdade e seriedade e valores de discrição. Capacidade de controlar-se emocionalmente diante de situação de maior tensão ou frustração. Estabilidade de humor e autocrítica.

1.2 TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO

O processo de recrutamento e seleção vem se aperfeiçoando a cada dia, ele deixou de ser somente baseado na experiência e na capacidade técnica dos candidatos. As organizações estão cada vez valorizando o ser humano, ou seja, estão avaliando também seu potencial emocional e intelectual. É imprescindível que cada candidato saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma, comunicabilidade e equilíbrio emocional para um bom desempenho profissional, associado ao conhecimento administrativo e técnico. Dentro da organização estes aspectos são primordiais, e é através destas habilidades, que o funcionário saberá lidar com diferentes situações que possam vir a acontecer na empresa.

Pensando nisso, a empresa Souza e Lima Bioenergia está atenta para as novas exigências do mercado de trabalho. Não é mais permitido que esses valores humanos passem despercebidos. O setor de departamento de recursos humanos da empresa foi preparado para saber lidar com essas novas exigências.

Para o cargo em questão a empresa submeterá os candidatos às vagas a uma série de mecanismos de socialização organizacional no sentido de se adequarem às regras e normas existentes dentro da organização. Elas serão integradas aos propósitos e à cultura da empresa, passando a ocupar seus cargos e a serem avaliadas quanto ao seu desempenho e resultados. Assim, o processo de aplicação de recursos humanos tem por finalidade adequar as pessoas às tarefas da organização e ao ambiente organizacional e avaliar se elas estão sendo bem-sucedidas nesse intento.

1.3 TÉCNICAS DE SELEÇÃO

De acordo com Chiavenato (2006) a seleção de recursos humanos por ser um sistema de comparação e de escolha, deve apoiar-se em algum padrão ou critério para ter validade. O padrão ou critério é obtido a partir das características do cargo a ser preenchido. Dessa maneira, a base para a seleção é a obtenção de informações para o cargo.

As informações sobre o cargo a ser preenchido, a de Auxiliar de Produção, pela empresa Souza e Lima Bioenergia, serão classificadas em cinco grupos:

• Entrevistas: é a ferramenta mais importante do processo de seleção, e por isso, deve ser feita por um profissional experiente e que identifique que fatores de ordem pessoal podem interferir no processo (antipatia, atração, rejeição, etc.). Recomenda-se que vários entrevistadores avaliem o mesmo candidato para reduzir este problema.

• Provas de Conhecimento: podem ser gerais ou específicas. As gerais procuram avaliar o grau de cultura geral do candidato. Essas provas têm baixa correlação com o desempenho profissional imediato, mas servem para compreender melhor o universo do candidato e sua atitude pessoal profissional. As provas específicas procuram avaliar os conhecimentos profissionais que o candidato possui, indispensáveis para o bom desempenho da função. Esses instrumentos devem ser desenvolvidos e validados internamente na empresa para não eliminar bons candidatos.

• Testes Psicológicos: são instrumentos padronizados que estimulam determinado comportamento do examinado. Servem para predizer o comportamento humano baseado no que o teste revelou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com