TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

. Cargo: Mestre de Obras

Para iniciar uma obra. Há a contratação de um arquiteto, para planejar a construção, após concluir a fase da arquitetura. Um engenheiro entra em ação para tornar o projeto em realidade, a partir do momento em que a construção começa. O mestre de obras e o encarregado são contratados, nem o arquiteto e o engenheiro conseguem cuidar de todos os detalhes da obra, se restringindo apenas a questões de engenharia e segurança.
OMestre de Obras precisa ter muita experiência no ramo da construção civil, é uma profissão que exige uma visão ampla, e muita experiência adquirida para lidar com os problemas do dia a dia, participa de reuniões semanais na construtora que geralmente tem a durabilidade de duas horas, estas reuniões tem o objetivo de discutir o plano semanal de execução das obras.
Um profissional desta categoria exerce funções de extrema importância para a execução da construção. O maior desafio para um Mestre de Obras é conseguir tocar os serviços seguindo as metas semanais, precisa ter muito jogo de cintura para lidar com os operários, na maioria das vezes trabalham em mais de um canteiro de obras por dia, são responsáveis por saber o que falta de material e fazer os pedidos, sempre com a ajuda dos oficiais, que indicam o que precisa ser comprado, mantêm contato direto com o setor de almoxarifado. De dois em dois meses as obras passam por um processo de auditoria (vistoria) com a presença de um auditor fiscal, o Mestre de Obras é o profissional que tem contato direto com o auditor, que pergunta sobre como está o andamento das frentes de serviço, quais estão atrasadas e por quê?
Quando ocorrem situações diversas, erros e quando o serviço não pode ser reexecutado, É o Mestre de Obras que juntamente com o Engenheiro avaliam a melhor decisão a ser tomada.
O Mestre de Obras tem contato direto com o Engenheiro responsável pela obra, sabe de tudo o que deve ser feito e conhece todos os trabalhadores do canteiro. Qualquer oficial e encarregado sabe que em caso de dúvidas devem procurar pelo Mestre de Obras.

1.1 Descrição do Cargo eNome do Cargo
Descrição do Cargo
Salario
Mestre de Obras
Fiscalização das atividades no canteiro de obras responsável por participar de auditorias e reuniões semanais na construtora, o profissional Desta área deve assumir uma postura de liderança junto aos operários mantendo um bom relacionamento com os seus subordinados.
R$ 5.871,40

1.2 Técnica de Recrutamento e Seleção

O Recrutamento e a Seleção de Pessoas é o processo que as empresas utilizam para a captação e a retenção de talentos. Devido ao mercado competitivo, as empresas procuram novos colaboradores que se enquadram nos perfis adequados e se destacam em competências, habilidades e atitudes. Para atraírem novos talentos o primeiro passo a ser tomado é o Recrutamento. Recrutamento é ir até o mercado em busca de novos profissionais, é um momento de busca dos trabalhadores mais capacitados para as atividades da empresa, é um processo de busca do conhecimento, habilidades e as atitudes necessárias a um determinado posto dentro da organização.
Atualmente o mercado de trabalho oferece oportunidades para profissionais, as empresas por sua vez, saem em busca das pessoas que melhor se encaixem nos perfis dos cargos em aberto.
O recrutamento é classificado segundo Chiavenato (1999) como interno, externo e misto.
O Recrutamento será a primeira faze do processo onde haverá a divulgação, é uma etapa importante para o preenchimento do cargo (Mestre de Obras), quanto mais candidatos recrutarmos, mais possibilidades teremos de escolha para o cargo. Verificamos até aqui que ao iniciarmos um processo de recrutamento e  Salário.

seleção o primeiro procedimento a ser tomado é o recrutamento, optaremos pelo Recrutamento Externo, porque apresenta algumas vantagens para a empresa nos possibilitando atrair profissionais com novos ideais e experiências. Embora sabemos que teremos um custo mais significativo relativo as fontes especializadas que optaremos em utilizar, poderão ser agências especializadas, ou fontes de recrutamento, sendo jornais, o próprio site da empresa, ou indicações dos funcionários. Após o recrutamento, iniciaremos o processo de seleção ou processo seletivo. A Seleção segundo Chiavenato (2006, p.185) “é uma atividade obstativa, de escolha, opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto restritiva”. O processo seletivo se dá por várias técnicas de aplicação sendo: Testes informatizados, triagem genética, formulários, entrevistas. A entrevista mais utilizada pelos selecionadores é a entrevista pessoal, pois tem mais influência na seleção final de candidatos. A seleção é uma atividade de escolha e decisão, que objetiva solucionar dois problemas: a adequação do candidato ao cargo e sua eficiência no cargo proposto, aprendemos no decorrer deste bimestre que o processo de seleção é o momento da filtragem dos candidatos, são estes os candidatos que passaram e sobreviveram ao rigoroso processo de recrutamento. No processo de seleção utilizaremos procedimentos de entrevistas, testes, dinâmicas, e um ponto importante nas entrevistas pessoais, será as perguntas direcionadas aos candidatos, se o candidato for muito tímido, falar pouco, iremos aplicar perguntas abertas, este tipo de pergunta proporcionará ao candidato

liberdade para expor suas opiniões e respostas, mas se o candidato for prolixo (não se calar), utilizaremos com objetivo perguntas fechadas, que já finalizam rapidamente um determinado assunto. Após selecionarmos, será preciso treinar nosso novo contratado, para prepará-lo pra desempenhar bem as funções para as quais foi chamado a exercer. Deveremos ter um quadro funcional adequado para programa de treinamento, será o processo que transmitiremos os conhecimentos relacionados ao trabalho, as atitudes e os aspectos da organização.



1.3 Benefícios para a empresa e empregado em relação ao cargo.

A empresa Lopes & Lopes construções tem enfrentado problemas relacionados ao grande fluxo de demissões ocorrentes ao cargo de Mestre de Obras, verificamos que um dos motivos que gerou este fluxo foi a insatisfação dos operários, em relação a salário, o descontrole na carga horária, acarretando mais horas de serviço do que o necessário, a falta de condições para realizarem suas atividades, com base nessas dificuldades que a empresa vem sofrendo, e visando principalmente o maior problema que referencia-se ao cargo Mestre de Obras, estipulamos benefícios visando melhoras para ambas as partes, tanto a empresa quanto aos funcionários ocupantes do cargo. Há necessidade de acabar com este corte, e principalmente com os pedidos de demissões. Os benefícios propostos serão a principio priorizar as necessidades dos funcionários e facilitar a execução de suas atividades. Sabemos que um profissional ocupante do cargo de Mestre de Obras, possui muitas responsabilidades, abaixo do engenheiro responsável pela obra, está o Mestre de Obras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com