TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Por:   •  5/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).


[pic 5]

  1. Introdução:

O desenvolvimento econômico sempre foi uma preocupação dos países de todo o mundo; não sendo diferente com o Brasil. Ao assumirem a presidência todos os presidentes buscam medidas para melhorar a vida econômica de seu país. Medidas como incentivo à indústria, planos de estabilização econômica, direitos trabalhistas, etc.

A seguir vamos verificar os pontos negativos e positivos nas medidas que alguns governantes adotaram. Os principais aspectos da economia brasileira de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, passando pelo Regime Militar e Itamar Franco.

  1. Descrição das políticas econômicas e suas consequências

  1.  A Era Getúlio Vargas – No primeiro mandato Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.

Ele criou a Siderúrgica nacional, Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco.

Getúlio foi um presidente que possibilitou muito investimento no Brasil, desenvolveu o parque industrial brasileiro e criou muitas obras de infraestrutura, suas mudanças na área de trabalho ajudou muitos trabalhadores.

  1. Era Juscelino Kubitschek (JK) - Teve um governo dinâmico e moderno, o grande destaque foi fazer o país crescer e desenvolver, com a economia mais ampla e diversificada.

Criou o Plano de Metas, que previa 31 metas que eram distribuídas em transportes, energia elétrica, indústria de base, alimentação e a construção da cidade de Brasília.

A economia brasileira se internacionalizou, abrindo assim um espaço para os investimentos estrangeiros especialmente as indústrias automobilísticas.

Construiu a cidade de Brasília sobre muitas críticas e aumentou a dívida pública, houve aumento da dívida externa, inflação com índice altíssimo e déficit na balança comercial.

2.3Regime Militar – através do Programa da Ação Econômica do Governo tentava-se estabilizar a economia com transformações institucionais no mercado financeiro com a criação da correção monetária e o Banco Central.

Época conhecida como o milagre econômico. Os pontos positivos desse milagre econômico é que houve um crescimento do PIB de quase 10,2% ao ano; passando o Brasil a ter o 8º melhor PIB do mundo.

Aumento da Produção de Petróleo e investimentos em infraestrutura.

Em contrapartida os pontos negativos foram: desigualdade social (a classe média teve o poder aquisitivo ampliado e a classe mais pobre não era atingida por esse milagre). Aumento de inflação e o aumento da dívida externa gerada pelos empréstimos para investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (341.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com