TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome TAIANE BARBOSA ALVES

RA 4211639548

Atividade Colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Amandio Dos Santos Ferreira Junior.

Introdução

Neste trabalho abordarei sobre as descrições políticas econômicas de uma maneira global, porém pessoal. Mostrarei a conseqüência dessa fase transitória e a suas principais etapas de desenvolvimento. Uma época de varias dificuldades no desenvolvimento da economia brasileira.

Descrição das políticas econômicas e suas conseqüências

1.1 Era Getúlio Vargas: Getulio Vargas um nacionalista que governou o Brasil pela segunda vez entre o ano de 1950 a 1954, e fez várias modificações importantes para a economia e sociedade. Vargas recorreu ao sistema cafeeiro assim sem ter que recorrer a empréstimos externos como se procurava enfrentar na superprodução que vinha dês do inicio do século.

Vargas tomou iniciativa no sentido de dar sustentabilidade à economia expandindo o crédito e a base monetária, desvalorizando a moeda e controlando as operações cambiais.

1.2 Era JK: Juscelino Kubitschek governou o Brasil desde 1955 até o ano de 1961. Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors), com isso atraiu um grande número de nordestinos. A grande obra de JK foi Brasília a capital do Brasil. Uma das principais ações que elaborou foi o plano de Metas que focava se no aceleramento econômico.

1.3 - Regime Militar: Regime militar foi o regime instaurado no ano de 1964 á 1985, com o comando de governos militares, está época ficou marcada através de vários atos institucionais que colocava em prática a censura. Foi criado a PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo), política de estabilização econômica e um conjunto com transformações institucionais, principalmente no mercado financeiro, da correção monetária e do Banco Central, de certa forma se prepara a economia para o “milagre econômico”, resultado de investimentos internos, empréstimos no exterior, além da súbita valorização dos produtos exportados.

1.4 - Itamar Franco: Seu legado está ligado ao Plano Real uma sucessão de medidas econômicas já apresentadas no governo do Sarney Collor com o objetivo de controlar a inflação e estabilizar a economia. O Plano Real deu início no ano de 1994, quando foi lançada a nova base monetária nacional, o real. O Plano Real,foi contribuindo positivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com