TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de controle mais efetivo sobre a movimentação de fundos da empresa 5U

Relatório de pesquisa: Desenvolvimento de controle mais efetivo sobre a movimentação de fundos da empresa 5U. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A introdução desta abordagem, visa explanar assuntos dinâmicos que demonstre o comportamento da Company 5U durante este 1 ano de atuação. Destacando, a participação de cada Diretoria nos âmbitos gerenciais e diretivos, distribuindo-se por toda organização, levando em conta cada nível hierárquico para o alcance dos objetivos.

Através de cada Diretoria, tentamos implementar a estratégia corporativa, onde procuramos decidir onde competir e como diversificar as regiões de venda.

Adequação das práticas da diretoria à estratégia traçada pela empresa Vencidas as rodadas iniciais de reflexão e análise de contexto do negócio da nossa organização, passamos à etapa de definição dos objetivos, baseados nos desafios que se apresentaram, bem como os que haveriam de vir naturalmente.

Nosso comportamento estratégico depende fundamentalmente da saúde financeira de nosso negócio e, tentamos adequar de maneira positiva nossos sucessos atuando em sinergia, englobando todas as respectivas áreas.

Diretoria de marketing/comercial

O objetivo e estratégia fundamental do setor de Marketing/Comercial foram manter uma linha de investimos em serviços comerciais e propaganda para divulgação de nossos veículos, com propósito de ampliar nossos produtos para as regiões, gerando um amplo lucro na receita.

Inicialmente, foi investido em Marketing/Comercial para a divulgação do produto junto ao mercado consumidor das regiões 01 e 02. E após erros e acertos, percebemos a importância da relação da Capacidade Produtiva X Demanda.Verificamos que os investimentos em Marketing/Comercial não estavam alinhados com a nossa capacidade produtiva, provocando um descompasso entre a oferta e a demanda (Produto muito atrativo x baixa capacidade produtiva). Apesar da região 02 não ter atingido totalmente nossas expectativas, constatamos que as políticas e estratégias adotadas por esta diretoria foram acertadas o que pode ser verificado pelo aumento significativo da parcela de mercado da região 01.

A Diretoria de Marketing/Comercial propôs manter um nível ótimo de investimentos em serviço comercial e propaganda alinhada a capacidade produtiva vigente, provocando um melhor envolvimento entre a área produtiva e a área de marketing.

Diretoria financeira

Apostamos numa política conservadora, procurando investir sem afetar os recursos disponíveis no caixa da empresa. A estratégica básica era disponibilizar recursos nos investimentos que nos dessem melhores margens e visibilidade nos mercados em que atuamos para garantir um melhor giro do nosso produto.

Entendemos que são importantes os investimentos realizados em Progresso Técnico, P&D e Propaganda, pois estes investimentos foram importantes para a redução significativa de custos alcançados no 4º trimestre.

Entre os desafios encontrados destacamos o desenvolvimento de um controle mais eficaz do Fluxo de Caixa da empresa, a fim de evitar os descompassos entre aplicar/captar recursos.

A Empresa apresentava um bom índice de liquidez, e por ausência de controle interno mais eficiente, cometemos um erro estratégico, aumentando ainda mais nosso custo financeiro.

A Diretoria Financeira propôs melhorar nossos controles internos, principalmente na elaboração de um fluxo de caixa mais eficiente, manter o equilíbrio nos investimentos apontados na política e estratégia inicial, trocar crédito rotativo por empréstimo objetivando a redução do custo financeiro, melhorar o caixa da empresa pelas vendas alcançadas pela nova fábrica; e investir, se for o caso, em uma 3ª fábrica para garantir o mercado consumidor. Tudo isso mantendo uma linha de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, Progresso Técnico, Serviços Comerciais e Propaganda para melhorar o caixa, através da comercialização de produtos com alta margem e alto giro.

Apesar dos erros cometidos no tocante à ausência de um controle mais eficaz do Caixa, a Empresa seguiu no caminho certo para o alcance de seus objetivos. O custo unitário alcançado no último trimestre garantiu uma excelente margem para as próximas vendas.

Diretoria de produção/logística

A diretoria de produção e logística procurou manter a produção ao mínimo da capacidade instalada inicial de 2.156 unidades por período, mantendo o custo unitário no mínimo em função do rateio dos custos fixos de produção.

Os investimentos em estocagem de matéria prima foram mínimos a ponto de cobrir a produção do período sempre de acordo com a capacidade instalada inicial.

Na primeira rodada, a expectativa de entrega de pedidos era alta em função dos nossos investimentos em propaganda e marketing, especialmente as vendas a vista na região 1. No entanto as vendas foram menores que a capacidade de produção e isso impactou o nosso fluxo de caixa, além de percebermos problemas com a precificação dos produtos nas regiões. Decidimos reajustar os preços em 15% e abrir vendas a prazo, com expectativas boas na região 2. As vendas estão nessa região estão aumentando, embora as vendas a vista estejam diminuindo na região 1 especialmente, onde nossos relatórios mostravam o melhor potencial de demanda para essa modalidade de vendas entre as cinco regiões.

Essa política de produção a baixo custo tem provocado aumento nos estoques de produtos acabados, o que também está impactando no fluxo de caixa. Dessa forma, nosso desafio é estabelecer entre a abertura de novo mercado (sugestão região 3) e diminuir o nível de produção e arcar com o impacto no custo de venda de produção.

Com base nas vendas do período 4, se mantivermos a média para os próximos 4 períodos, o nível médio de produção abaixa para 1.830 unidades por período (- 20% sobre a capacidade atual de 2.286 unidades por período), e o aumento de cpv, mantendo-se os custos variáveis será de 12,5%, sendo reprojetado para MGM$ 11.701,1 contra MGM$ 10.398,0. Isso impacta a margem de contribuição sobre os pedidos à vista em 8%.

As despesas em investimento também precisam ser reavaliadas para que somadas as despesas comerciais, transporte e armazenagem dos produtos seja inferior a MGM$ 2.795.825,76 para que possamos ter um lucro líquido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com