TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema De Controle Gerencial De Uma Empresa De Serviços Internacionalizada

Monografias: O Sistema De Controle Gerencial De Uma Empresa De Serviços Internacionalizada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  7.186 Palavras (29 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 29

O Sistema de Controle Gerencial de Uma Empresa de Serviços Internacionalizada: Caso Churrascaria Porcão

Palavras Chaves: Controle Gerencial, Serviços e Internacionalização de empresas.

Tema: Custos e Controle Gerencial em Empresas de Serviços (Internacionalizada)

Recursos Audiovisuales: Data - Show

O Sistema de Controle Gerencial de Uma Empresa de Serviços Internacionalizada: Caso Churrascaria Porcão

Palavras Chaves: Controle Gerencial, Serviços e Internacionalização de empresas.

Tema: Custos e Controle Gerencial em Empresas de Serviços (Internacionalizada)

Resumo:

Este estudo se propõe a verificar o impacto provocado pelo processo de internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de uma empresa de serviços: a Churrascaria Porcão Ltda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória através do método de estudo de caso, sendo que a principal coleta de dados teve como base duas entrevistas em profundidade, uma com o controller e a outra com o gerente de negócios internacionais da empresa. Deste modo, o estudo explora a relação entre os sistemas de controle gerencial da empresa com o plano de referência extraído da revisão da literatura, buscando evidenciar suas possíveis modificações em função do processo de internacionalização. Os resultados obtidos na análise do caso são coincidentes em alguns aspectos da literatura, em especial o emprego de mecanismos formais de controle financeiro, e distante em outros aspectos, tendo em vista que as decisões encontram-se centralizadas na direção geral da empresa e os centros de responsabilidades não possuem autonomia. Além disso, ficou constatado que o processo de internacionalização ainda não afetou o sistema de controle gerencial da empresa.

1. INTRODUÇÃO

As práticas de controle gerencial nas organizações internacionalizadas podem possuir similaridades entre as operações executadas no exterior e as operações executadas no país de origem, tais como; preparação do orçamento, análise de variações, avaliação de desempenho, etc. Embora essas práticas sejam similares, é comum nesses casos que diferenças de cunho, principalmente, cultural interfiram no sistema de controle gerencial, além de ter grande influência sobre a maneira como ele é utilizado nos diferentes países (Anthony e Govindarajan, 2002).

Por outro lado, é notório que nas últimas décadas as operações de serviços tenham tido uma expressiva participação na economia dos países e no próprio comércio internacional. No entanto, o controle gerencial de empresas do setor de serviços possui desafios singulares, diferentes em muitos aspectos daqueles encontrados na área de manufatura. Deste modo, conforme salientaram Fitzsimmons e Fitzsimmons (2000, p.42), “compreender a natureza dos serviços e identificar as suas características diferenciadoras é primordial na gerência deste tipo de organização”.

Diante destas considerações, percebe-se que um sistema de controle gerencial estará sujeito a adaptações ou modificações quando uma organização empresarial resolve internacionalizar suas atividades, especialmente, quando se trata de empresa do setor de serviços, uma vez que neste caso a produção é de bens com características intangíveis que requerem a presença do cliente no processo.

Dentro deste contexto, o presente estudo se propõe a verificar o impacto provocado pelo processo de internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de uma empresa de serviços brasileira, a Churrascaria Porcão.

De modo mais específico, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

 Analisar as possíveis modificações nos sistemas de controle gerencial em decorrência do processo de internacionalização da empresa pesquisada; e

 Explorar a relação existente, em termos de proximidade ou afastamento, entre os sistemas de controle gerencial da empresa pesquisada e a literatura sobre controle gerencial.

Cabe ressaltar que o estudo poderia ser feito com base em diversas abordagens sobre controle gerencial. No entanto, para os propósitos desta pesquisa, serão priorizadas aquelas que enfatizam a importância dos aspectos motivacionais e comportamentais dos sistemas de controle gerencial. Tais abordagens podem ser encontradas em Anthony (1965,2002), Flamholtz (1979), Maciariello e Kirby (1994), Macintosh (1994), Merchant (1998), Gomes (1983,1999), dentre outros autores.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Principais abordagens sobre controle gerencial

É comum encontrar-se na literatura sobre controle gerencial uma variedade de definições referentes ao termo controle, em face das diferentes interpretações que diversos estudiosos apresentam acerca do assunto. O que se pretende neste momento é realizar uma revisão das principais abordagens sobre controle gerencial, com o intuito de propiciar uma fundamentação adequada ao estudo proposto.

Em primeiro lugar, será utilizada a tese de doutorado de Gomes (1983) para se apresentarem, sucintamente, as principais abordagens sobre controle gerencial vigentes até o inicio da década de 80. Tais abordagens, conhecidas como abordagens clássicas de controle gerencial, foram desenvolvidas por Anthony (1965), Lorange e Morton (1974), Hofstede (1975) e por Flamholtz (1979).

Para Anthony (1965), controle gerencial é o processo através do qual os administradores se certificam que os recursos sejam obtidos e aplicados eficaz e eficientemente na consecução dos objetivos da organização. Dentro desta perspectiva, Anthony propõe um modelo pragmático do processo de controle, desenvolvido a partir do estudo da estrutura organizacional e fortemente baseado no conceito de centros de responsabilidade e na avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com