TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Sustentabiladade

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do artigo “SISTEMAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL, TECNOLOGIA LIMPA E CONSUMIDOR VERDE: a delicada relação empresa- meio ambiente no ecocapitalismo”

O artigo expõe a situação atual da sociedade industrializada de consumo e seus efeitos assustadoramente negativos na questão ambiental. O rumo que o desenvolvimento econômico está tomando para tentar a qualquer custo maximizar o lucro está nos conduzindo ao abismo e nos pressionando a criar alternativas para reverter os danos causados, passando a investir na preservação ecológica e não somente no cenário econômico.

No início do século XXI começou a surgir o ambientalismo empresarial, tomando mais força no início da década de 90 na comunidade ambientalista como o promotor do desenvolvimento sustentável, e é neste período que surge o que parece ser a solução do problema ecológico: a ISO 14000, que foi um grande avanço em direção à produção industrial limpa, e passou a uma mudança clara na atuação empresarial em relação ao meio ambiente. O setor empresarial que antes era acusado pelo ambientalismo radical de ser irresponsável com o meio ambiente por não adotar medidas de prevenção da poluição e de possíveis acidentes ambientais, hoje possui membros considerados como os amigos do verde, dotados de elevado grau de responsabilidade ambiental, cuja adesão ao pacto ecológico ocorre de forma voluntária, fruto da consciência ambiental.

A incorporação da ISO 14000 nas indústrias exige a instalação de tecnologias limpas, e como estas são instrumentos privilegiados para competitividade, ocorrerá naturalmente, até que gradativamente todas as empresas completem a transição em direção à sustentabilidade.

Porém, é necessário esclarecer algumas questões mal colocadas quando se afirma que estamos presenciando um período de mudança paradigmática, pois deixando de lado as aparências e analisando a fundo a essência da questão, vislumbramos a face oculta da ISO 14000 que advoga o nascimento de uma nova era, mas aquilo que é apresentado pelo discurso empresarial como uma mudança é, na verdade, somente uma adequação às novas realidades em conformidade à nova ordem mundial. É verdade que houve uma evolução considerável em relação às questões ambientais comparado aos anos 70, mas a implantação da ISO 14000 representa uma etapa de um longo caminho em direção ao âmbito da sociedade, que teria no consumidor verde o efeito regulador da mão invisível desenvolvimento sustentável.

Fazendo uma análise sistêmica entre a relação entre a empresa e o meio ambiente e os aspectos econômicos, políticos e tecnológicos é possível perceber que a incorporação da variável ambiental nas empresas partiu de uma sensibilização econômica e não ecológica como vem sendo apontado. O setor empresarial passou a perceber na sustentabilidade um grande diferencial competitivo e, portanto, passou a ser proativo, investindo em ações ecológicas não mais somente para cumprir as exigências da legislação, mas para obter vantagem competitiva no mercado.

Com a ISO 14000 o controle ambiental que antes era de responsabilidade do Estado passa para o âmbito da sociedade, que teria no consumidor verde o efeito regulador da mão invisível, funcionando por meio da lei da oferta e da procura. Consumidor verde é aquele que cujo poder de escolha do produto incide, além da questão qualidade/preço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com