TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

BRUNO DA SILVA AZEVEDO – R.A. 7093555874

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Globalização, outsourcing e estudo de caso NIKE.


A Globalização é um processo econômico social que estabelece uma integração  econômica, social, cultural e político entre os países do mundo. Esse processo aproxima mercados e pessoas de diferentes países, podendo formar blocos econômicos entre eles, como por exemplo, G7 (bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido) e o BRICS (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e como a sigla é internacional, o “S” seria em inglês South Africa), para fortalecer suas relações comerciais internacionais. A globalização surgiu com o aprimoramento de meios de transportes, telecomunicações e todo o processo de transição do avanço tecnológico, principalmente a internet. O processo apareceu para atender ao capitalismo, uma vez que países mais desenvolvidos precisavam buscar novos mercados já que o consumo interno estava saturado.

Origem

O processo da globalização teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. O europeu, neste contexto, entrou em contato com povos de outros continentes estabelecendo conexões comerciais e culturais, e ao decorrer dos séculos foi aumentando essas conexões através do período colonial, e efetivou-se logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética.

Os mercados internos estavam saturados e fizeram com que empresas multinacionais passassem a buscar conquistar novos mercados, principalmente nos países que haviam saído recentemente do socialismo. Os recursos tecnológicos eram cada vez mais utilizados para que os preços pudessem ser barateados, e que os contatos comerciais fossem realizados mais rapidamente para combater a concorrência e, neste contexto, entra a utilização da internet, dos computadores e dos meios de comunicação por meio de satélite, com isso, tecnologia foi, e ainda continua sendo, a principal condutora da globalização. Seus avanços, principalmente na tecnologia da informação, têm criado ferramentas poderosas aos agentes econômicos, permitindo identificar e captar novas oportunidades econômicas.

Principais aspectos positivos:

  1. Aspectos econômicos
  1. Numa economia globalizada as empresas podem diminuir os custos de produção de seus produtos, pois buscam em várias partes do mundo as melhores condições de produção, fabricando partes de seu produto final em um ou mais países.
  2. Geração de empregos em países em desenvolvimento. Em busca de mão-de-obra barata e qualificada, muitas empresas abrem filiais em países emergentes, como por exemplo, China, Índia, Brasil, África do Sul, entre outros, gerando empregos nestes países.

  1. Aspectos científicos
  1. A globalização faz circular de forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química, etc.
  1. Aspectos culturais
  1. Com a globalização ocorreu um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo. Impulsionado pela Internet, este intercâmbio é importante para ampliar a visão de mundo das pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras realidades culturais e sociais.
  2. Com a globalização aumentou o interesse pela cultura, economia e política de outros países. Além de se sentirem integrantes de um país, muitas pessoas sentem que são cidadãos do mundo, desenvolvendo um grande interesse pelos diversos aspectos da vida de outras nações.

Principais Aspectos negativos:

  1. Contaminação de crise econômica de vários países
  1. Uma dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. O exemplo mais claro desta situação é a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados Unidos. Rapidamente ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo, gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda abrupta em bolsas de valores, falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa.

  1. Favorecimento a transferência de empresas e empregos
  1. Países que oferecerem boas condições (mão-de-obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima barata, etc.) para costumam atrair empresas que saem de países onde o custo de produção é alto. Este fato acaba ocasionando desemprego, principalmente, nos países mais desenvolvidos.
  1. Especulações financeiras
  1. A facilidade de criar especulações financeiras pode causar problemas para os mercados de ações, principalmente dos países em desenvolvimento. Como na globalização os mercados dos países estão interligados, bilhões de dólares podem entrar ou sair de um país em questão de segundos. Este capital especulativo acaba prejudicando muito a economia dos países que não conseguem controlar este fluxo de capitais.

Outsourcing

Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa na qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa.

O outsourcing está intimamente relacionado com a subcontratação de serviços e, na grande maioria dos casos, pode tornar uma empresa mais rentável, pois a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

O outsourcing é uma prática que deve ser bastante analisada antes de ser implantado em uma empresa, porque pode ter impactos positivos ou negativos. Deve se considerar os custos do outsourcing serem maiores do que os previstos. Outra desvantagem que consiste caso não analisado a fundo seria a dependência de pessoas que não conhecem o negócio, e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com