TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

KLEBSON FABIANO DOS SANTOS LEITE

RA

3219514948

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

   Nesse trabalho será falado sobre a história da Globalização, quando foi iniciada, os prós e os contras para a economia, para o mercado internacional.

   Será falado também sobre o processo de Outsourcing, quais a vantagens para as empresas que atuam com essa modalidade e as desvantagens para as empresas que dependem do Outsourcing.

   Foi escolhida a empresa Coca-Cola Company para demonstrar o uma pequena parte do que mudou e como se adaptou com a era da Globalização.

Descrição das definições de globalização

   A globalização é caracterizada pelas transformações políticas e econômicas mundiais desde o final do século XX, criando pontos em comum relacionadas as questões econômicas, sociais e culturais.

   A globalização se caracteriza quando é possível a comercialização de mercadorias de diferentes países onde pessoas podem comprar sem maiores dificuldades.

   Fronteiras deixaram de existir sendo possível a expansão de mercados, negócios, que eram somente restritos ao território interno.

   A revolução industrial foi um dos propulsores da globalização, proporcionando avanços nas áreas, assim como, avanços tecnológicos expandindo o fluxo comercial mundial.

   Sem sombra de dúvidas que a tecnologia da informática foi determinante para que fosse possível tornar o mundo globalizado, assim como a área de telecomunicação. Obviamente que o maior meio é a internet.

   Segundo alguns historiadores, a globalização foi iniciada e praticada nas grandes navegações pelo período de colonização europeia. Esse processo ficou ainda mais forte e praticado após a queda do regime comunista na Europa.

   Empresas que possuíam matéria-prima em um pais e matriz ou filiais em outro, expandiam seu mercado consumidor. O principal exemplo desse processo é a China e o mercado Europeu na década de 1980, com a queda do comunismo na Europa e a abertura econômica na China.

GLOBALIZAÇÃO ECONOMICA

   O desenvolvimento das nações é um fator determinante para o impacto no mercado, comercio internacional, liberdade nas transações e qualidade de vida da população.

   A partir dos anos 80 houve um aumento significativo nos investimentos externos e relações entre empresas transnacionais.

   Umas das caracterizações da GLOBALIZAÇÃO dentro do cenário mundial é o acirramento da concorrência internacional, facilitando ou dando o maior poder de decisão na aquisição ao consumidor, seja ele e qualquer lugar do mundo. Leva-se, obviamente, em consideração os impostos, valor da moeda (dólar), entre outros fatores decisórios.

   Importante saber que a globalização não só traz benefícios ao consumidor. Problemas financeiros de outros países podem afetar toda uma rotina, um processo de transação entre países, tornando assim mais burocrático e mais difícil o acesso aos consumidores, por questões principalmente de valores.

   O brasil foi afetado por umas dessas crises econômicas, crises nos países Japão e Coreia do Sul, afetou o Brasil profundamente. Esse foi o maior responsável pela desestabilização na economia brasileira.

   Atualmente temos questões expostas ao mundo inteiro, justamente por conta da globalização, a crise brasileira por conta da própria gestão dos governantes atuais. Corrupção entre outros fatores foram determinantes para o problema em que vivemos atualmente. Petrobras é o maior ícone desse problema.

Vantagens e desvantagens da Globalização

   Como tudo que acontece no mundo, seja de fator econômico, social ou cultural, esse fenômeno chamado Globalização também tem seus pontos positivos e negativos.

   A Globalização foi importante no combate à inflação e facilitou a comercialização e entrada de produtos importados. O consumidor passou a ter maior poder de escolha e decisão na hora de adquirir algum produto, visando a qualidade e preços. Produtos nacionais também ficaram mais acessíveis e de melhor qualidade.

   Investimentos de outros países trazendo maiores recursos tecnológicos também foi possível e isso faz com que se abram as portas para trocas comerciais e integração de diferentes culturas.

   O lado ruim da moeda é justamente a questão financeira, a maior parte do valor arrecadado, dos lucros ficam com os países mais desenvolvidos.

   A exploração dos países desenvolvidos em países mais pobres pode acabar ou desvalorizar a cultura local quando se instalam para explorar a matéria prima e mão-de-obra barata. O desemprego também se caracteriza uma das desvantagens com relação a globalização.

   A necessidade de modernização e o acirramento da competitividade mundial trouxe com ela a menor necessidade de algumas pessoas dentro do seu processo de produção, ou seja, aumentou o desemprego. Novas tecnologias e máquinas tem tomado o lugar dos trabalhadores.

   Outra desvantagem, senão a principal delas, é a alta dependência dos grandes países. O maior exemplo são os EUA. Uma crise apenas nesse país pode causar uma catástrofe mundial.

 

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês que traduzida ao português significa terceirização.

   As empresas usam esse processo para contratar serviços especializados de outras empresas para que sejam realizados os serviços em determinadas áreas.

   Uma das vantagens desse processo, além obviamente do sérvio prestado, é a questão financeira. Se torna mais rentável primeiramente por ser um serviço especializado sem a necessidade, por exemplo, de gastos com treinamentos ou reciclagens. Uma vez que já são contratados profissionais especificamente para aquele determinado setor da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (345.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com