TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico

Por:   •  16/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Veremos a seguir, as faces da economia soviética ao logo das décadas, mostrando algumas virtudes e fraquezas. A Perestroika e seu fracasso, o fim da URSS e a retomada da Rússia na economia mundial.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

Podemos assim dizer que a União Soviética foi o pioneiro a adotar uma economia planificada, onde o governo dirigia centralizando a produção e distribuição de bens. A economia soviética é dividida em várias etapas, a primeira foi a política do comunismo de guerra, foi o período de nacionalização da indústria, a distribuição centralizada de produção, na área da produção agrícola uma requisição coercitiva, a busca de cessar a circulação do dinheiro, o comércio livre e empresas privadas. Em 1921, após a guerra, veio a Nova Política Econômica (NEP), onde empresas de pequeno porte ganhavam a legalidade do livre comércio e da propriedade privada, recuperando a economia. Logo em seguida, a economia soviética deixou a NEP de lado, sendo levada ao centro dos planejamentos, obrigado a coletivização da agricultura e a divulgação de uma legislação trabalhista, chamada de draconiana. Logo, a industrialização e seus bens cresceram consideravelmente, transformando a economia agrária em uma grande potência industrial. Durante a Segunda Guerra Mundial, a economia passou por uma grave crise, onde uma reconstrução muito grande se fez necessária. Com Gorbatchev no comando, reformulou-se a economia, dando início a Perestroika.

Definição de Perestroika

Perestroika, podemos chamá-la também de reconstrução, cuja reestruturação econômica foi inevitável. Comandada por Gorbachev, a União Soviética passou por essa reformulação, ao perceber as falhas que a economia soviética estava cometendo. Dava-se início a Perestroika. Sua finalidade era a redução dos gastos em defesa, sendo assim negociariam a redução de armamentos, desocupariam o Afeganistão e não mais interferindo em outros países comunistas. O comércio exterior estava sendo liberado, e a mudança significativa da economia era sentida por todo o país. Mas, a Perestroika foi avaliada como tendo falhado em seu objetivo principal. As razões possíveis para o seu fracasso, seria o insucesso economicamente das entidades privadas e semi-privadas, uma má-vontade na reforma da agricultura soviética e altos oficiais e da facção liberal em aceitar as medidas da Perestroika. Gerando oposição ao projeto, criando um caos econômico, assim a pobreza foi espalhada e os benefícios sociais removidos.

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

Podemos dizer que a insatisfação das pessoas ligadas ao Partido Comunista com a falta de oportunidades políticas dentro do próprio partido, como Boris Yeltsin, que sairia do partido fundar outra agremiação, era o desejo de independência por parte de nacionalidades descontentes dentro da União. Assim surgiu a CEI, Comunidade dos Estados Independentes, que enveredava pelo sistema econômico capitalista. Composto por 12 países. Seu sucesso dependia muito do crescimento econômico da Rússia, entretanto não foi isso que se observou gerando a crise econômica, por consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com