TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destacar As principais conquistas do Grupo Palmares em relação a uma nova identidade negra no Brasil

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

  Nos capítulos 6 e 7 do livro da nossa disciplina, produzir uma dissertação onde seja apresentados os principais argumentos e conceitos trabalhados por Roberto dos Santos, relacionados a diáspora negra e, relacionar com as ações do Grupo Palmares, apresentadas no capítulo 7 por Deivison Campos, no que diz respeito a construção de uma política negra no Brasil.

  Destacar as principais conquistas do Grupo Palmares em relação a uma nova identidade negra no Brasil.  Dissertar em 20 a 25 linhas as relações produzidas a partir destes dois capítulos.

IMPORTANTE: Será avaliado além do domínio dos conteúdos, a coerência da resposta, a grafia (português/digitação) e a capacidade de síntese dentro do número de linhas estipulado. 

Textos copiados do livro, dos textos ou de sites da internet serão zerados (conforme orientação do manual do aluno ULBRA).

Bom trabalho!

Os conceitos trabalhados por Roberto Campos, trazendo a termo  “diáspora negra”, nos faz principalmente questionar, tudo que conhecemos, sobre a identidade brasileira.  O entendimento por diáspora negra, foi uma opção política de entendimento da presença negra no Brasil. A ideia de ser  negro e ser escravo,  atuou numa ideia de hierarquização e discriminação. Isso fez com que os negros ficassem sem amparo jurídico e legal por muito tempo. As pessoas não saíram da África por livre e espontânea vontade.  As razões que fazem grupos se deslocar para outras regiões são guerras, perseguições políticas, discursos étnicos e xenofóbicos, questões religiosas,  má distribuição de propriedades ou a combinação de vários fatores. As pessoas que saem da África o fazem carregadas  de história e conhecimentos, utilizar o Egito, para reforçar a cultura africana, ajudaria a superar o que se fala sobre o primitivismo, e a ausência de culturas complexas. Essa diversidade étnica africana, migrou para o Brasil e produziu aqui uma cultura riquíssima, contribuindo para a pluralidade da América.

        O grupo Palmares surge no início da década de 70 em Porto Alegre, como marco de reorganização social dos movimentos negros, o grupo é responsável, especialmente, pela troca da comemoração do 13 de maio, dia da abolição da escravatura, pelo 20 de novembro dia de Zumbi. Essa mudança representa a saída da passividade para um lugar de resistência. As comparações entre o primeiro manifesto 1972 e 1974, sai do discurso mais culturalista , para o político, militante. Dai, seguem-se diversos avanços na busca por reconhecimento de uma cidadania de fato, e integralidade de diretos. O rompimento do projeto de assimilação, de branqueamento social, passa a incluir o negro com sua cultura, baseada nos processos de resistência e negritude, buscando também a reparação.

        A construção de uma política negra no Brasil, vem com o reforço da cultura africana, e da conquista do garantimento de seus direitos, deixando o estigma de ser negro e escravo, e passando a valorizar o negro como parte formadora de cultura do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com