TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: O TRABALHO PEDAGOGICO

Casos: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: O TRABALHO PEDAGOGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: O TRABALHO PEDAGOGICO

SIMONE PUFAL KAEFER

Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa onde o assunto é sobre a Construção a Identidade do aluno dentro da escola, neste sentido procura mostrar os fatores influência na construção da identidade do aluno de origem negra dentro das escolas. Meu objeto de pesquisa será a construção da identidade e seus sujeitos de pesquisa são alunos do 9º ano da Escola Estadual Ângelo Milhorança de Brianorte – Nova Maringá.

A educação pode ser entendida como um amplo processo constituinte da nossa humanização e que se realiza em diversos espaços sociais: na família, na comunidade, no trabalho, nos movimentos sociais, na escola, entre outros. Nesse sentido, a identidade racial não é feita no vazio, constrói-se na dinâmica das relações em sociedade a partir das trajetórias de vida dos sujeitos. Nesse processo, deparasse com diferentes olhares em torno de sua cultura, dos seus valores e de sua aparência. Assim, a construção da identidade do indivíduo depende das experiências passadas por meio das retenções e lembranças (DALLABRIDA, 2011, p.33).

Com relação à identidade negra, Oliveira (1996) afirma que, pela ausência de identificadores positivos, a criança negra pode negar sua identidade acabando por se submeter passivamente à violência racista e, por causa, da ausência de identidade – que não foi adequadamente percebida pelos educadores – a criança negra pode vir a desejar outro corpo que não o seu, negando-se. Não é fácil construir uma identidade negra positiva convivendo e vivendo num imaginário pedagógico que olha, vê e trata os negros e sua cultura de maneira desigual. Muitas vezes, os alunos e as alunas negras são vistos como “excluídos”, como alguém que, devido ao seu meio sociocultural e ao seu pertencimento étnico/racial, já carrega congenitamente alguma “dificuldade” de aprendizagem e uma tendência a “desvios” de comportamento, como rebeldia, indisciplina, agressividade e violência.

A escola tem o papel importante nas formações desses conceitos. Para Gonçalves (2011), a escola assume características especificas que expressam maior ou menor adequação as expectativas individuais e grupais, é mais ou menos aceita ou imposta, ou ainda, é manejada com maior ou menor autonomia, coerência, participação ou restrição.

Para isso a escolar deve trabalhar na desconstrução do racismo, ou seja, trabalhar com todas disciplinas a manifestação, a significante contribuição e participação do povo africano na formação cultural no Brasil, e que as configurações didáticas sejam articuladas adequadamente com metodologias para a compreensão da realidade para o aprendizado dos educando. Forma que possibilita dar inicio ao processo de aprender e conhecer a historia de formação do povo brasileiro, das contribuições negras e da sua importante participação e resistência dentro da sociedade.

Para o desenvolvimento da pesquisa, faz-se necessário um levantamento de dados que será coletado através do grupo focal por meio de entrevistas, observação e questionários escritos. No primeiro momento será feito a escolha dos referenciais bibliográfica para a fundamentação teórica da pesquisa. Segundo momento onde acontecerá a escolha do sujeito que serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com