TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dez Anos Depois

Por:   •  13/4/2020  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Dez anos depois...

Depois de 10 anos de governo, liderado pelo PT, o Brasil teve suas mudanças. O país sofria com a situação precária que encontrava a duas década. Com um baixo crescimento econômico, baixas taxas de investimentos, desemprego, miséria e desigualdade.

Lula em seu primeiro mandato, em 2003, teve que lutar contra essa realidade, e ao lado desses 10 anos rompeu esse quadro e consolidou uma nova forma de desenvolvimento.

A reversão da crise vivida nas duas décadas anteriores foi tomando evidencia de forma gradual, e mais intensamente após 2006, com inúmeros avanços na economia.

De 2003 a 2006 o Produto Interno Bruto (PIB) teve um crescimento maior, quase o dobro do período de 1998 a 2002.

O crescimento do PIB com um conjunto de fatores fez com que a economia brasileira tivesse: a elevação das reservas internacionais, reconhecimento que o agronegócio e a mineração tinham vantagens competitivas, financiamento habitacional, entre outras vantagens.

Após a posse do governo Lula, em 2002, houve o indispensável combate ao ataque especulativo, visando recuperar o controle da situação macroeconômica. As graves crises econômicas iniciada nos EUA com a crise do subprime em 2008, causou uma profunda queda da produção industrial e do comércio em escala internacional. O Brasil foi um dos últimos a entrar nessa primeira fase da crise e um dos primeiros a abandona-la, graças a solidez das contas públicas.

Em 2010 o Brasil apresentou o maior crescimento da década no PIB. Com a crise na Europa em 2001, foi necessário um combate a elevação da inflação, uma maior redução dos juros e a necessária elevação da taxa de investimento.

Com o novo governo presidido por Dilma Rousseff, em 2011, foram adotadas políticas voltadas a regulação do crédito e outras visando a estabilização cambial para combater a inflação.

As dificuldade enfrentadas pelos países avançados tiveram efeitos sobre a economia brasileira, mas tiveram efeitos sobre a economia brasileira, mas o país adotou políticas macroeconômicas e deu continuidade e valorização ao mercado interno.

A redução da taxa de juros determinada pelo Banco Central brasileiro em agosto de 2011, apontou mudanças estrutural na economia. Mesmo após uma onda de redução levada a cabo no primeiro governo do PT, as taxas de juros continuaram elevadas.

Com a redução do juros e desvalorização do real, teve efeitos positivos sobre a dívida pública e custo das nossas reservas internacionais favorecendo a dívida PIB, permitindo reduções das metas físicas e uma maior elevação dos investimentos públicos.

O sucesso desses anos de governo liderados pelo PT, se deve ao desempenho positivo, durante um momento de crises internacionais.

Os programas e ações do estado como o Bolsa Família (entre outros) desenvolveu uma nova política social, capaz de enfrentar a pobreza e a desigualdade, favorecendo a recuperação do marcado interno.

A elevação do gosto social impactaram positivamente na redução da pobreza e fortalecimento no mercado de trabalho.

Houve melhoras significativas na área da saúde e educação. Os programas habitacionais como Minha Casa Minha vida, ajudaram a melhorar as condições de moradia dos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com