TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dez escolas do pensamento estratégico

Por:   •  4/3/2016  •  Artigo  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 4

As Escolas do Pensamento Estratégico

Dener Silva1

RESUMO

Após longos estudos e pesquisas relacionadas à formulação da estratégia, Mintzberg, dividiu estes estudos estratégicos em dez escolas de pensamento estratégico ou escolas da administração estratégica, estas analisam o processo estratégico como um todo, cada uma de uma maneira diferente das outras quanto as suas estratégias utilizadas, ou seja, ela aborda o processo estratégico inteiro.

 Palavras-Chave: Estratégia Empresarial, Pensamento Estratégico, escolas da administração Estratégica.

1 – FAEC – Colorado do Oeste, dnrmatrix@hotmail.com, Rua Potiguara, 2901, Centro, Colorado do Oeste – RO, CEP 76993-000.

COLORADO DO OESTE – MARÇO – 2016.

Introdução

Este artigo tem como objetivo apresentar as escolas da Administração Estratégica descritas por Mintzberg no livro "Safári de Estratégia", o estudo realizado por ele da filosofia de cada uma das dez escolas de estratégia, com a finalidade de mostrar as principais contribuições que cada uma pode acrescentar a administração das empresas e organizações.

As dez escolas da administração Estratégica.

Divididas em dois grandes grupos, escolas prescritivas e escolas descritivas, cada um desses grupos trata o processo estratégico de maneira diferente.

Enquanto as escolas prescritivas tem o foco no modo como as estratégias devem ser formuladas descrevendo fórmulas gerais para a criação das estratégias, as escolas descritivas centra suas observações e explicações nos diversos fenômenos que podem criar as estratégias empresariais.

Escolas prescritivas:

Escola do Design: É de responsabilidade do Gerente ou Presidente da organização, onde deve buscar o equilíbrio entre as fraquezas e forças internas da empresa com as ameaças e oportunidades.

Exemplo: Fazer análise de SWOT, que avalia pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades sendo capaz de criar a base da estratégia da empresa.

Escola de Planejamento: Definida como processo formal, utiliza-se de técnicas, programas, planos. São passos formais e distintos que levam a pensar estrategicamente.

Exemplo: Planejamento e Controle de Produção, a partir de uma análise é possível verificar os pontos a melhorar na empresa.

Escola de Posicionamento: Definida como um processo analítico utiliza-se de análises de informações ou ferramentas, a fim de planejar o futuro, seu papel é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar exatamente criá-las.

Exemplo: Fazer análise das cinco forças de Porter referente ao negócio, onde se analisa os concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes. A partir da análise dos resultados, é possível traçar uma estratégia competitiva.

Escolas descritivas: 

Escola Empreendedora: Tem o foco em uma visão de futuro da organização, de direção a longo prazo, controle e aprendizado. O papel do líder é fundamental, pois é ele que mantem o controle da implementação da estratégia.

Exemplo: Pequenas empresas onde o dono depende de suas ideias e visões para formular estratégias, como buscar um novo produto, ou serviço inexistente no mercado local.

Escola Cognitiva: Definida como um processo mental. Estuda as estratégias que se desenvolvem consciente e inconsciente nas mentes das pessoas e as transformam em mapas e esquemas transformando as em conceitos.

Exemplo: Perante uma crise o estrategista utiliza de seus conhecimentos e formula uma estratégia de sobrevivência financeira para a empresa.

Escola de Aprendizado: Esta teria origem através de todos os membros da organização, seja coletiva ou individualmente levando em conta o conhecimento de todos, aqui o papel da liderança passa a ser de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, para que novas estratégias podem surgir e ser capaz de enfrentar as dificuldades.

Exemplo: Onde operários que trabalham no processo de fabricação de certo produto e por obterem o conhecimento tácito do processo possuem uma solução mais simples e barata do que a colocada pelos engenheiros para determinado problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com