TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Empresarial Financeiro em uma Organização

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

bacharelado em administração

PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

[pic 3]


PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

Trabalho de Administração 6º semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária; Mercado de Capitais; Análise de Custo e Seminário Interdisciplinar VI.

Prof. (s):         Regiane Brignoli;

Alessandra Petrechi;

Clévia Faria;

Suzi Bueno Almeida.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo permite saber a importância de se fazer um diagnóstico empresarial financeiro em uma organização. Sendo assim, a Administração Financeira tem cada vez mais importância dentro das empresas, pois o sucesso empresarial depende do uso de práticas financeiras adequadas.

Isso é resultado do aumento da competitividade, que passou a exigir dos administradores um conhecimento mais profundo no campo de finanças. É preciso conceder maior atenção ao tratamento da gestão de elementos em curto prazo, como administração de caixa, contas a receber financiamentos em curto prazo e estoques, já que o capital de giro é bem desprotegido em relação às mudanças repentinas do cenário econômico.

As empresas também devem conhecer seu estado financeiro, pois assim, é possível planejar situações futuras e controlar seus custos, o que facilita a tomada de decisões. Um instrumento capaz de auxiliar nesse processo é o diagnóstico empresarial com foco nas finanças, porque com ele é possível comparar os resultados almejados com a situação real da empresa.


2. DESENVOLVIMENTO

Empresa

A empresa Eletron Portas Automáticas está presente no setor de instalação e manutenção de portões eletrônicos e alarmes. É considerada uma microempresa e está situada no município de Caçador/SC.

Análise das informações coletadas

Pode-se verificar que a empresa trabalha com orçamento de caixa, uma vez que este é o instrumento básico para execução do planejamento e do controle financeiros a custo e em médio prazo da empresa, é o orçamento de caixa. O orçamento de caixa não indicará apenas o total dos empréstimos necessários às manutenções das operações da empresa, como também o período em que deverão ser obtidos. Além disso, o orçamento de caixa serve como um ponto de referência em ralação ao quais os valores realizados podem ser comparados. É um plano descrito, expresso em termos de unidades físicas e/ou monetárias.

Nota-se que o sucesso desse empreendimento passa, necessariamente por um rígido controle das finanças e suas políticas de gerenciamento, onde, o orçamento de caixa faz com que a organização não tenha custos desnecessários. Trabalhando com esse método a empresa tem maior segurança e rentabilidade no processo. Porém, não basta apenas elaborar o orçamento de caixa, é necessário acompanhar diariamente e mensalmente essa prática financeira, pois com ela a empresa se mantém segura no cenário econômico.

O orçamento de caixa é o que liga as receitas projetadas com os custos projetados, e como na Eletron ele é bem detalhado torna-se possível antever possíveis problemas, evitando constrangimentos financeiros. Isso é importante, pois dá maior segurança a empresa no momento de tomar decisões, uma vez que é necessário fazer o acompanhamento de entradas e saídas para que a empresa possa aumentar sua lucratividade. Adquirir matéria prima em um custo menor, por exemplo, aumenta também a concorrência com relação aos preços, pois proporcionando ao produto final um preço acessível ao cliente.

A organização busca conhecer a fundo seus produtos, para que se possa detalhar o máximo possível o orçamento e assim conseguir o melhor preço mantendo a qualidade.

Porém, eles não trabalham com o gerenciamento de previsão de flutuações, e isso pode ser considerado um problema, já que não se sabe ao certo uma estimativa de demanda e nem de quanto à empresa poderá faturar com isso.

Também não fazem um fluxo de caixa projetado. Apenas um fluxo de caixa simples onde constam as informações da movimentação de capital (entradas e saídas) da empresa em um determinado período de tempo aos empresários. Assim, é criada apenas uma base de dados sólida, sem saber antecipadamente quando precisará de um financiamento ou quando terá, ainda que temporariamente, sobra de recursos para aplicar no mercado financeiro.

Os orçamentos são regularmente vistos e se necessário alterados, já que devido às mudanças no cenário econômico os produtos evoluem e os preços sofrem elevações constantes. Em períodos regulares, é efetuado um confronto entre esses orçamentos e as realizações, a fim de realçar as diferenças que se verificarem.

Como o nível de detalhamento do orçamento por parte da empresa é suficiente para orientar as ações gerenciais, percebe-se que o orçamento tem um papel extremamente importante no processo de gestão empresarial, pois produz informações que permitem a avaliação do desempenho de projetos e bases para a tomada de decisões, proporcionando ainda que os rumos dos projetos sejam reorientados caso haja necessidade e os desvios sejam identificados, corrigidos e controlados.

Os orçamentos da Eletron baseiam-se em dados históricos, fatos ocorridos no passado que permitem um mínimo de previsibilidade. Eles realizam projeções de receitas, deduções, custos e despesas para atingir os resultados financeiros desejados para a organização.

No que diz respeito aos investimentos, a empresa analisada utiliza uma estratégia de investimento, porém a mesma não pode ser divulgada, pois se trata de um sigilo empresarial.

Também, em nenhum momento foi realizada uma análise de custo de oportunidade, sendo assim, a empresa tem mais dificuldade para tomar decisões sobre investimentos, descontinuidades de uma linha de produtos e outros tipos de decisões que envolvam consumo de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com