TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA GESTÃO EMPRESARIAL DO SETOR ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E PRODUÇÃO DO RAMO METAL MECÂNICA

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.048 Palavras (21 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 21

ANÁLISE DA GESTÃO EMPRESARIAL DO SETOR ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E PRODUÇÃO DO RAMO METAL MECÂNICA.

 Francieli da Cruz Silva[1]

   Maria Renata Anselmo Ferreira[2] 

 Thais Mara de Paula[3]

Leandro de Araújo Crestani[4]

Antônio Carlos Chidichima[5]

RESUMO: A administração das empresas destaca a importância da gestão dos setores. Uma administração inadequada ou com falhas resulta em aumento de custos e insatisfação do cliente. Diante disso esse estudo tem por objetivo analisar os processos interno e externo da empresa do ramo metal mecânica. Busca também identificar os pontos fortes e fracos no desenvolvimento das atividades da organização. A metodologia utilizada foi a de pesquisas de caráter exploratório e qualitativa com análise realizada na empresa com o auxílio de ferramentas empresariais como entrevistas com os gestores da empresa. Foi utilizado no estudo pesquisas bibliográficas. A análise teórica se baseou em conceitos e ferramentas da administração, sendo possível observar que a empresa faz uso de algumas ferramentas de gestão, porém existem falhas com o planejamento e gestão de alguns processos. Conclui-se que é preciso uma gestão adequada da empresa para que cada setor obtenha um melhor desenvolvimento de suas atividades. 

Palavras-chave: Administração, Metodologia, Empresas.

ABSTRACT: The Board of Directors stressed the importance of the management of the sectors, an inadequate administration or with failures results in increased costs and customer dissatisfaction. In addition this study aims to examine and analyze the processes both within and outside the company of the branch metal mechanical, it also seeks to identify the strengths and weaknesses in the development of the activities of the organization. The methodology used was through surveys of exploratory character with qualitative analysis performed in person at the company and with the aid of business tools such as interviews with company managers, was used as in every study research references. The theoretical analysis was based on concepts and tools of administration, where it was possible to observe that the company makes use of some management tools, but there are flaws with the planning and management of some processes. It is concluded that there needs to be a proper management of the company for which each sector get a better development of their activities.

KEYWODS: Directors, Methodology, Companies.

INTRODUÇÃO

O tema da pesquisa trata-se dos setores administrativo, financeiro e produção onde são fundamentais a gestão empresarial. A partir dessa perspectiva nota-se que o mundo das organizações está mudando a cada dia. Cada vez mais os administradores precisam caminhar conforme as necessidades do mercado.

A análise parte de realizar diagnósticos nos setores administrativo, financeiro e de produção, em uma empresa do ramo metal mecânica de pequeno porte, que atua há oito anos no mercado e desempenha sua atividade com dez funcionários, e com atividade principal a fabricação de portas, janelas, grades e portões.

A necessidade parte que os administradores buscam o conhecimento da realidade da gestão empresarial, no que se diz planejamento, organização e gestão dos recursos tecnológicos, físicos, humano e financeiro das empresas. A administração adequada contribui para todos os departamentos dentro da empresa, garantindo o bom funcionamento dos setores, na diminuição de custos e como consequência o aumento dos lucros e a satisfação dos clientes. A partir do exposto, quais os pontos na gestão empresarial da empresa em questão necessitam de aperfeiçoamentos, sendo que, ao analisar os setores administrativo e financeiro, é possível observar que é normal que nas empresas ocorra um acúmulo de atividades ao responsável pelos setores. Talvez uma gestão distinta dos setores, melhoraria o desenvolvimento das atividades em seus respectivos setores.

Outro ponto a ser analisado é quanto ao armazenamento da matéria-prima no setor produtivo, é imprescindível que se tenha um procedimento adequado para auxiliar de forma correta as atividades.

O objetivo geral é estudar e analisar os processos internos e externos desenvolvidos na empresa do ramo de metal mecânica, e contribuir com melhorias ao identificar pontos fortes e fracos em algum processo da empresa. Tendo ainda como objetivos específicos identificar seus pontos fortes e fracos no desenvolvimento das atividades, analisar como são desenvolvidas as atividades internas da empresa em seus respectivos setores.  

Contudo, a seguir serão apresentadas as fundamentações teóricas dos diagnósticos realizados com o apoio da metodologia e os resultados e discussões obtidas durante o estudo.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Na empresa em questão o responsável procura realizar orçamentos, cotações em até 4 empresas, buscando a referência histórica da empresa, comparação com o mercado dos preços oferecidos além do produto de qualidade. Segundo Armando (2006, p. 55) “orçar ou precificar significa obter, previamente, o mais provável preço a ser obtido, permitindo ao comprador ou negociador uma realização de negócios segura e eficiente”.

A empresa utiliza de redes sociais atualmente para divulgar seus produtos e serviços. Segundo Tupiniquim (1999, p. 36) A função da administração de marketing em uma empresa está relacionada ao desempenho de atividades essenciais, tais como: especificar através de sistema de informações e pesquisas quais são os grupos de consumidores, preços e produtos procurados.

        Segundo Kotler (1999, p. 118) “a internet é uma nova frente de vendas que tem todas as chances para se tornar um novo competidor, porque ela oferece recursos para personalizar os produtos e serviços”. Podemos afirmar que as empresas que pretendem sobreviver ao futuro dos negócios, terá que adotar o marketing na internet.

        Com a necessidade de utilizar controles financeiros, a administração financeira tornou-se uma função importante da empresa. O principal enfoque de finanças é o processo decisório e a ação que afetam a valorização do negócio. De acordo com Kwasnicka (1995, p. 112) “a administração financeira é a valorização da empresa e como as decisões podem ser tomadas, do ponto de vista financeiro, para maximizar essa valorização”.

        Ao analisar como é realizado os processos financeiros na empresa observou-se que o responsável da área tem controle mensal dos registros financeiros este controlados por planilhas do programa Excel. Segundo Hoji (2003, p. 457) “o administrador financeiro inicia a elaboração, ou melhor, completa o orçamento de caixa, com as atividades sob sua responsabilidade. O orçamento de caixa deve ser elaborado mês a mês, pois o fluxo de caixa e o resultado final de um mês influem no fluxo de caixa e no resultado dos meses seguintes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (298.3 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com