TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro E Orçamento Empresarial

Trabalho Escolar: Planejamento Financeiro E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  8.909 Palavras (36 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PONTA GROSSA

GERÊNCIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO INDUSTRIAL

(CONHECIMENTO E INOVAÇÃO)

AGRONEGÓCIO: CONTRIBUIÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

NIVALDO PEREIRA DA SILVA

Ponta Grossa

2007

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PONTA GROSSA

GERÊNCIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO INDUSTRIAL

(CONHECIMENTO E INOVAÇÃO)

AGRONEGÓCIO: CONTRIBUIÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Monografia apresentada como exigência final do curso de especialização em gestão industrial (conhecimento e inovação), sob orientação do Professor Dr. Antonio Carlos de Francisco.

NIVALDO PEREIRA DA SILVA

Ponta Grossa

2007

"Os Hábitos da Pessoa Criativa"

OUSADIA: é a capacidade de inovar, sair do padrão, fazer acontecer, superar o medo de errar.

VISÃO DE FUTURO: acreditar que mudanças são possíveis e que podemos ser arquitetos de nosso destino.

PERSISTÊNCIA: é a capacidade de superar fracassos e começar de novo, não desanimando.

IMAGINAÇÃO: habilidade para formar imagens mentais e criar os próprios sonhos, um mundo pessoal.

LUDICIDADE: facilidade para brincar e divertir com idéias e com a vida.

VISÃO SISTÊMICA: facilidade para ver e compreender os fenômenos, a vida como um todo, percebendo detalhes e partes, quebrando tabus, vencendo paradigmas.

Autor desconhecido.

AGRADECIMENTOS

Primeiro quero agradecer a DEUS, pai misericordioso, que sempre me confortou nas horas de angústia e desespero.

À minha amada, Semilda, que partilhou, letra por letra, com idéias críticas para um trabalho coerente.

Aos presentes mais preciosos que a vida me concedeu, minhas duas filhas, Mayara e Marielly, que mostram diariamente que sempre podemos recomeçar a vida.

Ao professor Dr. Antonio Carlos de Francisco pela orientação e segurança.

Neste momento especial gostaria de agradecer a todos as pessoas que, direta ou indiretamente, colaboraram na execução desta pesquisa e que, mesmo não citadas nesta página, merecem minha sincera gratidão.

Aos professores que auxiliaram no aprimoramento dos meus conhecimentos, provocando mudanças na minha maneira de aprender e ensinar.

RESUMO

A presente pesquisa tem como preocupação principal analisar as estratégias e os principais argumentos em relação ao potencial produtivo brasileiro, desta forma efetua-se a seguinte problematização: Identificar a importância dos componentes do agronegócio para o desenvolvimento sustentável da atividade. A metodologia utilizada foi realizar coleta de informações a respeito do mercado de agronegócio e seus componentes, através de consulta em livros, jornais, revistas, periódicos, boletins técnicos, trabalhos acadêmicos e sites na Internet, consolidando-se uma base conceitual para o inicio dos trabalhos. Os objetivos específicos deste trabalho são discutir a influencia das inovações tecnológicas no país para o desenvolvimento da produção nacional; avaliar a importância do planejamento no processo de produtividade, da demanda e do potencial produtivo do setor agropecuário brasileiro e comparar o comprometimento do agronegócio com o desenvolvimento sustentável. Vários autores afirmam que o agronegócio é um conjunto de atividades ligadas a todos os setores da economia e da sociedade, envolvendo todas as cadeias produtivas desde a produção, a distribuição de insumos até a comercialização, e às enormes possibilidades que estão se abrindo aos negócios internacionais no atual processo de globalização, desta forma exige-se uma melhora continua no desempenho da produção, com isto promovendo o desenvolvimento sustentável comprometido com a legislação ambiental vigente, e incentivando a preservação do meio ambiente, estimulando a interação entre pequenas, médias e grandes empresas, fomentando a pesquisas para estimular o desenvolvimento do agronegócio, além de valorizar os assuntos voltados aos ecossistemas naturais e sociais do agronegócio. Graças à competência dos produtores e apesar das dificuldades que, em muitos momentos, desestabilizaram o setor produtivo, o campo transformou-se na grande âncora verde que deu sustentação aos diversos planos econômicos brasileiros.

Palavras Chave: Agronegócio, inovações tecnológicas, planejamento, desenvolvimento sustentável e ecossistemas.

ABSTRACT

This current research has a main worry which is to analyze the strategies and the main arguments regarding to the Brazilian productive potential, this way occurs the following problematization: To identify the importance of the components of agribusiness for the sustainable development of the activity. The methodology utilized was to accomplish an information levy about the agribusiness market and its components through consultation in books, newspapers, magazines, periodicals, technician bulletins,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com