TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre a Administração Cientifica e a Escola de Relações Humanas

Por:   •  1/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.924 Visualizações

Página 1 de 2

Etec Profº André Bogasian

Nome: Nicoly Kathely Gonçalves Silva - 1º RH

Teoria das Relações Humanas – Orientador: Valter Tavares.

Diferença entre a administração científica e a escola das relações humanas

Ao estudar a teoria da administração cientifica e a teoria das relações humanas podemos notar uma grande evolução entre elas, visto que ambas foram importantes para os dias atuais.

A princípio, podemos apresentar a administração cientifica, que foi criada por Frederick Taylor, no século XX, onde o foco era a produtividade dos operários no menor tempo possível.

Taylor contou com cinco passos importantes, que são eles: 1- Planejamento; 2- Seleção e preparo; 3- Controle; 4- Execução e 5- Singularidade das funções. Buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.

Já a escola das relações humanas (ou teoria das relações humanas), é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929 e visava dar uma perspectiva para a recuperação das empresas.

A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne, foi possível concluir que o nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descanso e refeições durante esses, sábado livre e que os trabalhadores esperavam ser reconhecidos, compreendidos e aceitos, produzindo mais quando estavam entre seu grupo informal.

Após citar o contexto delas, podemos apresentar as principais diferenças entre elas:

• Taylor afirmava que a análise e controle de cada operação era fundamental para alcançar a eficiência operacional, elevando a

produtividade.

• A administração cientifica trata a organização como uma máquina.

• A administração cientifica enfatiza as tarefas ou a tecnologia.

• Mayo, ao contrário, percebeu que a produtividade dos trabalhadores aumentava depois que eles foram consultados sobre mudanças a serem introduzidas nas condições de trabalho.

• A TRH trata a organização como um grupo de pessoas.

• A TRH enfatiza as pessoas.

Através desse estudo podemos concluir que a diferença está na abordagem que eles faziam da administração, principalmente de pessoas, onde Mayo percebeu que um funcionário trabalhava mais e melhor quando percebia que a organização se importava com ele e não somente com sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com