TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Teorias científica, clássica, relações humanas e Neoclássica

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  1.521 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Teoria Científica

A administração científica, cujo nome foi titulado em virtude de Frederick Winslow Taylor aplicar meios científicos para solucionar problemas de administração, surgiu aproximadamente em 1889 e tinha como finalidade a eficiência industrial. A obra de Taylor representa um marco crucial na evolução das ideias sobre a produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados. O propósito de Taylor com a administração científica era garantir a máxima eficiência entre ambos. Desse modo, Taylor estabeleceu os quatro princípios básicos da administração científica que são: Planejamento, Preparo, Controle e Execução. Embora muitos autores critiquem seus objetivos, suas ferramentas, seus princípios, os estudos desenvolvidos por Taylor influenciaram e nortearam todos os pensamentos advindos sobre administração após a Teoria Científica.

Assim como o nome de Taylor está associado á administração científica, o nome de Henry Ford está associado à linha de montagem de automóvel. Todavia, este foi apenas um dos inúmeros avanços conquistados por Ford que deixaram sua marca na teoria da administração. O método de Ford, conhecido como fordismo, distingue-se pela especialização do trabalho, tornando-o repetitivo, de forma contínua, e fundamentado nos princípios da eficiência, da produtividade, da intensificação e da economicidade.

Além de Taylor e Ford, o casal Gilbreth (Frank Gilbreth e Lillian Gilbreth) aparece com relevante contribuição á administração científica. O casal não se preocupou somente com os trabalhadores normais, mas também com aqueles com necessidades especiais, pois em seus estudos a visão era encontrar e implantar a melhor maneira de se realizar uma função. Assim, o objeto de pesquisa foi o estudo dos movimentos.

A abrangência dos princípios de Taylor não parou em Ford e no casal Gilbreth. Henry Lawrence Gantt também foi discípulo, pois iniciou suas atividades em Midvale Steel, onde Taylor era o engenheiro-chefe de produção. A grande obra de Gantt foi o controle gráfico diário da produção, conhecido como gráfico de Gantt. Suas contribuições tinham por objetivo o aperfeiçoamento do homem, permitindo a este condição de desenvolvimento e realização profissional.

A Teoria Científica foi um passo muito importante para que se encontrasse uma teoria administrativa, apesar da grande crítica atribuída à mesma, devido à sua visão de organização muito rígida e, também, por considerar o homem como uma máquina.

Teoria clássica

Na abordagem clássica a maior preocupação é com a estrutura organizacional, e as atividades de Henry Fayol foram desenvolvidas por meio de estudos embasados em princípios e técnicas estabelecidas que poderiam ser úteis para apoiar os usuários em tarefas administrativas em qualquer segmento empresarial. Para Fayol, as atividades empresariais podiam ser divididas em seis grupos: Operações técnicas (produção, fabricação, transformação), Operações comerciais (compras, vendas, trocas), Operações financeiras (procura e gerência de capitais), Operações de segurança (proteção de bens e de pessoas), Operações de contabilidade (inventário, balanço, preço de custo, estatística) e Operações administrativas (planejamento, organização, comando, coordenação e controle).

Henry Fayol considerava a empresa como uma entidade abstrata, conduzida por um regulamento de regras e de autoridade, cuja existência era validada na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. Apesar dessa ideia se aplicar a todo tipo de organização, Fayol referia-se a uma empresa industrial.

De acordo com Fayol, para a seleção de um diretor, considerando que os candidatos ao cargo possuam o mesmo conhecimento e nível técnico, o processo deveria ser conduzido avaliando-se o indivíduo de melhor conduta, senso de autoridade, capacidade de ordem e organização e que tivesse particularidades exclusivas e inerentes ao cargo de um administrador que o diferenciasse dos outros profissionais.

Os princípios de administração conquistados durante a carreira de Fayol foram: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular ao geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe.

Para muitos autores, os princípios mecanicistas das teorias clássica e científica estratificavam o ser humano a um reles recurso, e suas funções especializadas e rotineiras o “idiotizavam”.

Relações Humanas

Agora o foco principal deixa de ser os métodos de trabalho e a organização formal para ser os grupos sociais e as pessoas, ou seja, dos aspectos formais e técnicos passa para os aspectos psicológicos e sociológicos. Surge então, a Teoria das Relações Humanas.

Teses defendidas por Elton Mayo através da experiência de Hawtorne abriram um novo campo de pesquisas, em que as necessidades psicológicas e sociais deveriam ser estudadas e entendidas, devido à sua importância no contexto empresarial, e a motivação é um dos principais temas da abordagem comportamental, por ser de extrema importância na compreensão do comportamento dos funcionários em uma empresa.

Abraham Maslow dedicou-se ao estudo da personalidade e do comportamento humano e contribuiu para a teoria das necessidades humanas confirmando que os níveis de necessidades já alcançados não são suficientes e nem garantem a motivação das pessoas. Pagar salários em dia, dar estabilidade, conceder benefícios aos funcionários não os motivam o suficiente. Apenas as necessidades que não foram satisfeitas são fontes de motivação, pois quando uma necessidade é atingida, ela perde a sua força motivadora e a pessoa passa a objetivar o próximo grupo de necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com