TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre Administração, Administração Pública e Administração Empresarial

Projeto de pesquisa: Diferença entre Administração, Administração Pública e Administração Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Robson de Oliveira Antonio

GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Jacareí – SP

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Robson de Oliveira Antonio

TÍTULO DO ESTÁGIO

Relatório de estágio apresentado à Faculdade Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos para conclusão do curso de administração.

Orientador: Prof.(a)

Jacareí – SP

2013

Antonio, Robson de Oliveira. Gestão em

Administração Publica, 2013. 20 folhas.

Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Jacareí.

Bibliografia: p.x

RESUMO

A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Palavras-chave: Gestão Pública, desenvolvimento urbano e econômico.

SUMÁRIO

(Feito somente após o trabalho estar concluído - 2ª etapa)

Elemento obrigatório; Elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO

Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.

Algumas diferenciações:

1. Diferença entre Administração, Administração Pública e Administração Empresarial.

Em administração se estudam formas de organizar as coisas, como as organizações se comportam, os padrões das organizações. O setor público é composto por organizações, mas com alguns padrões diferentes das organizações do mercado (empresas). Por exemplo: contabilidade empresarial é absolutamente diferente da contabilidade pública, embora se utilizem de técnicas e práticas parecidas, mas do ponto de vista de aprendizado é flagrante a necessidade de separá-las. Poderíamos dizer, numa comparação não-ortodoxa, que a contabilidade pública e a contabilidade empresarial são como a química e a física, se utilizam de matemática, se misturam as vezes, mas são bastante diferentes e amplas, justificando um estudo separado.

Administração é a ciência, o estudo de organizações de forma genérica. Administração Pública é este estudo aplicado às organizações públicas e Administração Empresarial é esta ciência aplicada ao campo empresarial.

2. Administração Pública e Gestão Pública

O primeiro, no juridiquês, pode significar todo o corpo público (funcionários públicos+dinheiro público+patrimônio público). Já em administrês significa “organizar/estudar as organizações públicas”. Do ponto de vista do ensino, é mais histórico, mais ligado à formação dos Estados modernos e como suas atividades se relacionam com a cultura e com a política.

“Gestão Pública” é um termo mais recente, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.

Para Lima (2006), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Lima ainda acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”. Neste sentido pode-se dizer que quanto maior for à demanda, isto é, a necessidade de um planejamento eficiente no município, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com