TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças e Semelhanças entre Taylor e Fayol

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  1.964 Visualizações

Página 1 de 4

1- Identifique as diferenças e pontos comuns entre a teoria de Taylor e de Fayol

O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos, dessa forma visava-se alcançar maior produtividade e, de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.

Taylor concluiu que a baixa produtividade do trabalho, que chegava a um terço do que seria normal, decorre não apenas do operário, mas também de um sistema defeituoso de administração aos métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.

Taylor inúmera as bases da administração

  1. O estudo do tempo e padrões de produção
  2. A supervisão funcional
  3. A padronização de ferramentas instrumentos
  4. Planejamento de tarefas e cargos
  5. O principio da exceção
  6. A utilização de instrumentos para economizar tempo
  7. Fichas de instrução de serviços
  8. A ideia de tarefas, associada a prêmios de produção.
  9. Um sistema de classificação dos produtos e dos insumos (matéria prima etc.)
  10. Um sistema de delineamento das rotinas de trabalho.

A ideia de Taylor era a de eliminar os desperdícios do esforço humano, substituindo esforços inúteis por outros mais eficazes, treinar os operários com vistas a maior especialização, de acordo com as tarefas e estabelecimentos de normas de atuação procurava melhorar a eficiência do operário e o rendimento da produção, permitindo maior remuneração.

Já os objetivos de Fayol e posto na estrutura de organização. A teoria clássica da administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na administração científica a abordagem era fundamental operacional (homem máquina).

Assim Fayol define o ato de administrar

  1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  2. Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social.
  3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
  4. Coordenar: com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
  5. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas.

Segundo Fayol, a administração não se refere ao topo da organização: Existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas ao contrario, se distribuiu por todos os níveis hierárquicos. Segundo ele, tudo em administração, é questão de medida, de ponderação e bom senso. Os princípios que regulam uma empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidas.

Como podemos observar nos trechos citados acima, enquanto na administração cientifica a ênfase esta colocada na tarefa que realiza cada operário, na teoria clássica de Fayol a ênfase é posta na estrutura de organização.

No fundo o objetivo das duas correntes são os mesmos: maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalho e da empresa.

Exatamente como Taylor, Fayol procurou demostrar que, com previsões científicas e métodos adequados de gerencia, os resultados desejados podem ser alcançados.

Vê-se, pois que a divisão do trabalho é o elemento comum mais importante entre Fayol e Taylor, mas enquanto na administração científica a divisão do trabalho se processa ao nível do operário, fragmentando as tarefas, na administração clássica a preocupação com a divisão se opera ao nível do órgão que compõe a organização, isto é, os departamentos, divisões, sessões e unidades.

2 - No que compreende o modelo burocrático de organização e o que significa escassez de burocracia e excesso de burocracia?

Esse modelo consiste em um tipo de estrutura organizacional que surge na primeira metade do século XX com objetivo de alcançar a máxima eficiência através da racionalidade, ou seja, da escolha dos processos mais eficientes para de alcançar os objetivos pretendidos. É também conhecido como modelo mecânico de organização, pois trata a organização como um sistema fechado, previsível, livre de influências ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com