TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensão Social do Consumo - APS

Por:   •  22/5/2016  •  Ensaio  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.819 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 Dimensão Social do Consumo

No âmbito da dimensão Social do consumo, a impossibilidade de satisfação humana, traz a tona uma discussão a respeito da nova ética empresarial, visto que o cosumidor está cada vez mais atento ao comportamento das empresas, que por sua vez desenvolvem, por exemplo, códigos de conduta, regulamentos, responsabilidade social e políticas nocontato com a sociedade. Não se tratando de idealismos, mas da própria necessidade de sobrevivência empresarial. Afinal, esta não sobrevive, nem prospera em condições de falência econômica, social e ambiental.

Segundo o Instituto Ethos (www3.ethos.org.br), é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem por missão “mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável”, é necessário um novo contrato social para o século XXI, trazendo perspectivas da crise econômica no Brasil.

Com o intuito de promover uma nova economia competitiva, inclusiva, verde e responsável, o Instituto Ethos desenvolveu diversas iniciativas como os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, Banco de Práticas, e Conferência Ethos, entre outros.

Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial são uma ferramenta de gestão voltada à diagnosticar e planejas práticas de RSE ( Responsabilidade Social Empresarial) de maneira voluntária, sem cobrança ou remuneração. Segundo o Indicadores Ethos de Responsabilidade Social (2007, p. 3):

A responsabilidade social empresarial (RSE) implica práticas de diálogo e engajamento da empresa com todos os públicos ligados a ela, a partir de um relacionamento ético e transparente. Por mais que a implementação dessas práticas ainda seja um desafio para as empresas, muitas delas têm alcançado resultados significativos nesse sentido.

O questionário dos Indicadores Ethos trata de sete temas, entre eles, o tema Consumidores e Clientes o qual expõe a dimensão social do consumo através de questões sobre a Política de Comunicação Comercial, a Excelência no Atendimento, e o Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Serviços.

Quanto a Política de Comunicação Comercial na construção de credibilidade e confiança das empresas, constam quatro estágios de forma crescente, em que o primeiro diz respeito à lesgislação de defesa do consumidor e estratégias de comunicação, e o último estágio exige na comunicação, uma percepção de responsabilidade disseminada à fornecedores, distribuidores, etc.

Considerando o compromisso com a Excelência no Atendimento, no primeiro dos quatro estágios, a empresa deve possuir um atendimento básico, com foco na informação e na resolução de problemas, enquanto no último, a melhoria é contínua e focada no diálogo e engajamento.

Em relação ao Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais dos Produtos e Serviços, no primeiro estágio se encontram as empresas que realizam esporadicamente estudos e pesquisas técnicas à respeito, ao passo que no quarto estágio, alémdas realização de pesquisas, a visão de valores e princípios de desenvolvimento sustentável e ética, está incorporada na relação de fabricação e venda de produtos ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com