TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea

Por:   •  8/9/2017  •  Dissertação  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea

A história dos direitos humano é bem antiga, e o propósito principal refere-se a estabelecer direitos, ou seja, a proteção dos cidadãos contra a arbitrariedade, violências, ameaça, opressão do estado. Os direitos humanos contemplam os diretos básicos para que o ser humano possa viver em sociedade, na ausência de tais diretos, será considerado capaz de existir ou de participar completamente da vida. A garantia começa desde seu nascimento que são as condições mínimas necessárias e assim ser considerado útil para a humanidade e ao mesmo tempo ter oportunidade de ser beneficiado referente a vida em sociedade. As somas desses elementos formam o conjunto que denomina direitos humanos.

Sob a óptica de Paulo Henrique Figueiredo, declara que os direitos humanos também chamados de direitos fundamentais, refere-se a um conjunto de comandos legais objetivando garantia de direito à vida, liberdade, igualdade, dignidade e também desenvolver sua personalidade.

Respeitar os direitos humanos é a promoção de viver em sociedade, não havendo discriminação de classe, religião, cultura, orientação sexual e etnia, acontecendo isso, é possível existir igualdade dos direitos. Segundo Alexandre de Moraes, os direitos humanos são impostos como previsões absolutamente necessárias à todas as Constituições consagrando o respeito à dignidade humana, assegurando a limitação de poder e dispor o desenvolvimento da personalidade humana

Fagundes Cunha acredita que os direitos humanos são conceitos políticos com base na moral e fortemente relacionada com os conceitos de justiça, igualdade e democracia. Ele acredita que tais direitos deveriam prevalecer entre s membros de uma sociedade e entre indivíduos ou estados, sendo grandes ou pequenos, podres ou ricos, e até mesmo sem considerar o tipo de sistema social e econômico adotados.

Como desfecho, acredita-se que os direitos humanos são favorecimentos aos seres humanos, propiciando viver com mais segurança e igualdade. Tais direitos garantem a liberdade de expressão, direito à moradia, à educação, à saúde, à vida e em decorrência tornando-os cidadãos aptos para exercer a cidadania.

Referencias:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4606/1/DIREITOS-HUMANOS/Paacutegina1.html

http://blog.projetoredacao.com.br/competencia-5/direitos-humanos/

MORAIS, Alexandre. Direitos Humanos Fundamentais. Coleção Temas Jurídicos – Vol. 3. São Paulo: Atlas, 1998. 2ª Edição. P.20

http://www.webartigos.com/artigos/os-direitos-humanos-e-sua-manifestacao-na-transacao-tributaria/21561/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com