TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direção e controle

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Nesta atividade Prática Supervisionada (ATPS) abordaremos o conceito de Direção como função administrativa e seus níveis de aplicação, juntamente com um paralelo entre o artigo do professor Sérgio Tittanegro e as decisões efetuadas pelo grupo. No final segue o projeto de extensão universitária desenvolvido pelo grupo de estudantes e como estes executaram suas formas de planejamento, organização, direção e controle para se obter os recursos e resultados esperados.

Desenvolvimento

Mediante as pesquisas realizadas no PLT (Programa Livro Texto) e em outras fontes de informações observou-se que segundo o livro a função administrativa de direção é a garantidora numa organização de colocar as coisas em ação conforme o planejado e organizado previamente, interpretando os planos para os outros e dando-lhes instruções de como executá-las . Utilizando a relação interpessoal do administrador e subordinados para se chegar aos resultados esperados, através da comunicação (formal, não-formal e escrita) pela liderança desse gestor e a forma de motivação que ele aplica em relação a seus funcionários.

Segundo o PLT a comunicação efetuada deve ser clara e objetiva, sendo transmitida a todos os envolvidos nas atividades propostas para que não haja erros de entendimento e execução através do emissor e receptor da informação.

O administrador ainda segundo o livro deve utilizar a ferramenta da motivação como uma forma de obter comprometimento, iniciativa e resultados individuais que possibilitem um envolvimento maior entre toda a equipe de trabalho. Fundamentando-se nas Teorias X e Y.

Na Teoria X a uma distorção sobre a idéia do que é a natureza humana, onde o trabalhador é visto como uma pessoa indolente, preguiçosa, sem iniciativa própria, egoísta e que possui aversão a trabalhar, levando a uma forma de direção por parte do administrador autocrática onde este funcionário para que faça as funções estabelecidas e consigam resultados, deve-se manter um controle intensivo, sem dar-lhe condições de opinião ou participação no que está estabelecido. Utilizando a punição, coação e ameaças como forma de impulsioná-lo a adquirir responsabilidade e comprometimento com a empresa.

Já a Teoria Y segundo o livro realiza uma forma de direção democrática/participativa onde procura levar em consideração as opiniões, necessidades e expectativas dos envolvidos na empresa tendo como fundamento que o ser humano é responsável por natureza, são auto-motivados e possuem prazer de trabalhar, focando assim uma administração por objetivos, valorizando a iniciativa individual.

O capítulo do livro que diz respeito a motivação promove uma questão que segundo ele deve ser observado pelo administrador, a importância da motivação para se alcançar a eficácia organizacional.

O administrador deve basear suas formas de motivar seus colaborados através de duas teorias de autores diferentes: a Teoria das Necessidades Humanas propostas por Maslow e os Fatores higiênicos (extrínsecos) e os Fatores Motivacionais (intrínsecos) criado por Herzberg.

A Teoria de Maslow considera que o ser humano possui uma hierarquia de necessidades (como se formassem uma pirâmide), onde este se motiva pelo fato de buscar satisfazer essas necessidades conformem surgem internamente dentro de si, causando-lhes desconfortos psíquicos e físicos que só acabaram se ele obter algo que satisfaça esta vontade e desejo momentâneo, levando-o assim novamente a seu estado de equilíbrio interno.

A motivação é influenciada por essas necessidades e seu desejo de obter o resultado que concretize seus desejos fisiológicos, de segurança, social, de estima e auto-realização.

Já a Teoria de Herzberg é demonstrado no livro baseando-se em um fator denominado de higiênico ou extrínseco que são as condições de trabalho que o profissional exerce suas atividades, que causam motivação ou descontentamento, onde podemos citar: salários, benefícios sociais, tipo de chefia, supervisão do trabalho e etc. E os fatos motivacionais ou intrínsecos que são as tarefas ou a natureza da atividade efetuada pelo indivíduo como: reconhecimento profissional, crescimento, responsabilidade e etc., que o valorizarm ocasionando auto-estima ou causando auto-depreciação.

O PLT aborda ainda que o administrador deve observar a cultura organizacional estabelecida internamente na organização, onde através de hábitos, crenças e normas que orientaram o comportamento dos membros da empresa direcionando suas ações para o alcance dos objetivos desejados.

Por fim é identificado no livro que a Direção é realizada em três níveis distintos dentro de uma organização e sua respectiva forma de atuação:

No nível institucional - Realizada pelos altos executivos da organização, aplicando a direção como um todo na organização.

No nível intermediário - Realizada pelos gerentes de cada departamento na empresa, gerindo cada unidade específica.

No nível operacional - Realizada pelos supervisores de atividades ou equipes, supervisionando as operações.

Projeto de extensão universitária (direção).

Através das pesquisas realizadas em todas as fontes propostas na ATPS (Atividade Prática Supervisionada) identificou-se que a equipe de estudantes efetuou uma direção em relação ao projeto de auxílio a idosos de um asilo no nível operacional, delegando atividades e funções a cada integrante da equipe, supervisionando posteriormente os resultados alcançados por cada pessoa envolvida.

Foi realizada uma gestão participativa sobre essa direção, auxiliado pela ferramenta do Empowerment, com ênfase na observação da teoria de Maslow e sua hierarquia de necessidades humanas.

Inicialmente montou-se uma equipe de trabalho onde todos os membros envolvidos nas atividades tiveram acesso as informações traçadas no planejamento e na organização das tarefas, proporcionando um ambiente onde todos puderam opinar, questionar, discutir e sugerir sobre os temas abordados, tomando em seguida as decisões em conjunto com apoio de todos.

Com o auxílio da ferramenta de gestão do Empowerment notou-se maior comprometimento e motivação dos envolvidos no projeto em relação as metas a serem alcançadas, possibilitando-lhes informações completas sobre todo o propósito do projeto e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com