TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Projetos de Empreendedorismo

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

MODELOS
DE
GESTÃO


Disciplina: Projetos de Empreendedorismo

Industria 4.0

a) Introdução

I - Origem:

O termo indústria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. O termo foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011. Em outubro de 2012 o grupo responsável pelo projeto, ministrado por Siegfried Dais Robert Bosch e Kagermann apresentou um relatório de recomendações para o Governo Federal Alemão, a fim de planejar sua implantação. Então, em abril de 2013 foi publicado na mesma feira um trabalho final sobre o desenvolvimento da indústria 4.0. Seu fundamento básico implica que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

[pic 1][pic 2]

II - Conceito:

O conceito da indústria 4.0 é de automatizar os processos padronizando os produtos evitando falhas e agilizando a produção e massa e com comunicação basicamente em tempo real tornando os processos cada vez mais automatizados, rápidos, precisos e inserindo todos os conceitos de engenharia e tecnologia na produção industrial.

III - Importância:

A implantação e desenvolvimento acelerado da chamada quarta revolução industrial é importante para proporcionar às empresas condições para acelerar a absorção das tecnologias relacionadas em seus ramos, causando melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, e possibilitando expansão e novas parcerias. Além de melhorar a produção e produtividade aumentando a lucratividade.

Entretanto, tais acontecimentos tem efeitos na maioria das variáveis macroeconômicas, como o PIB, o consumo, o emprego, o padrão de comércio, a inflação e o investimento. Estas mudanças são motivadas por rupturas tanto pelo lado da oferta, com mudanças na produção e distribuição de bens e serviços, quanto pelo lado da demanda, graças a novos padrões de consumo.

IV - Processos / Características / Métodos

 Para implantação do sistema 4.0 existem alguns princípios para definirmos o sistema de produção que são:

  • Capacidade de operação e comunicação em tempo real, que consegue gerar dados e permitir a tomada de decisões e comunicação em tempo real quase que instantâneo.
  • Virtualização, com sistemas de controle supervisórios onde permite a visualização de todos os processos fabris de forma remota.
  • Descentralização, com automatização e componentes eletrônicos nas maquinas onde podem tomar decisões sem intervenção humana de acordo com sua necessidade de produção.
  • Orientação a serviços, com utilização e informações aliados a internet e software.
  • Modularidade, que é, a produção por demanda, que oferece flexibilidade para alterar as tarefas da máquina de forma simples e rápida.

Todos esses fatores são possíveis de acordo com avanços tecnológicos da última década onde as tecnologias com sistemas de monitoramento, comunicação e comandos são utilizados em fabricas para seus sistemas de produção.

Com métodos da indústria 4.0 pode-se ter um planejamento mais efetivo diante dos dados gerados e apresentados pelos sistemas de simulação computacional, evitando os problemas do dia a dia onde são modificados ou criados processos pelo método de tentativa e erro ou por poucos dados analisados e assim gerando custos, falhas e ociosidade cujo podem ser evitados com melhores dados levantados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com