TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de projetos, empreendedorismo e plano de negócios

Projeto de pesquisa: Gerenciamento de projetos, empreendedorismo e plano de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

O Presente trabalho traz um breve relato bibliográfico sobre as disciplinas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Administração de Materiais, Negociação, Responsabilidade Social de Ambiental e Mercado de Capitais.

Trabalho este baseado na empresa Totósinho que é modelo de empreendimento que deu certo desde a sua fundação 1993 em Porto Alegre - RS. Onde em 2007 foi comprado pelo o jovem Mauricio Sirotsky Neto, que expandiu o negócio para a Cidade de São Paulo.

A empresa Totosinho muito cresceu graças ao espírito empreendedor e inovador de seu proprietário que não mede esforços para conquistar seus objetivos apresentar a importância de um projeto bem definido, do porque empreender, visando um plano de negócios. Aprender a administrar os materiais para ter o mínimo de desperdício possível, saber negociar tendo equilíbrio em situações conflitantes, aprender passo á passo de como aumentar o capital da empresa sem agredir o meio ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO Primeiro Desafio:

1. Analise de Mercado

Conforme o estudo do texto percebe-se que o empresário Mauricio Syrotsky utilizou a Análise de Mercado como um dos componentes do seu plano de negócios. Considerando que a Análise de Mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing o empresário soube avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma foi possível definir estratégias adequadas a cada seguimento de mercado agregando valor para o cliente e otimizando resultados para empresa.

Outro ponto importante que se observa e que o Mauricio elaborou um bom plano de negocio que lhe auxiliou com um conjunto de informações, que foram coletadas e processadas de modo que simulassem uma dada alternativa de investimento para testar sua viabilidade.

Para sua ideia ser aceita fez uma análise de mercado e a junção da primeira etapa do planejamento de marketing. Onde ele colocou que cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.

O plano de marketing é derivado do plano corporativo. Assim, deve começar pela formulação estratégica do negócio, que contém a síntese dos objetivos e das diretrizes estratégicos. É muito importante que haja um perfeito alinhamento entre os dois planos.

Mostrou o primeiro ponto que é a análise do ambiente de marketing, ou seja, os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa ou do produto em questão. Com isso, é possível definir oportunidades e ameaças e pontos fortes e fracos da empresa. Em seguida, colocou que é preciso compreender o comportamento do cliente, o que inclui o processo, os papéis e as motivações para o consumo. Analisar o mercado também é importante, atentando para as demandas atual e futura, o potencial, a previsão de taxa de crescimento e de participação.

Outro ponto é a análise da concorrência, que deve ser o mais detalhada possível, com os objetivos dos principais players, suas estratégias e possíveis reações à execução do seu plano de marketing. Ao coletar essas informações, a ideia é analisar a competitividade entre a empresa e seus principais concorrentes.

Gestão de projeto

(Primeiro Desafio)

Com confiança que, algum dos primeiros passos para a formulação de uma tática consiste na assimilação das tendências do meio envolvente contextual e transacional e no conceito das suas implicações para o segmento para os quais se planeja. Em seguida, devem ser avaliado, de uma forma decidida, as qualidades de cada segmento do mercado-alvo. Desta forma conseguir-se-á ter uma visão completa do enquadramento do negócio e dos desafios que se colocam a todos os concorrentes. Cada vez mais fica evidente que as empresas precisam operar inteiramente. Consequentemente, uma vez determinadas as direções estratégicas para o país de origem, a empresa deve considerar a possibilidade de adaptar as suas operações para outros mercados geográficos. Para esse efeito, convém encaixilhar o processo de internacionalização da organização com a seu desempenho no mercado doméstico, como maneira de garantir a aplicação das competências e vantagens competitivas já desenvolvidas ao longo do período.

Vantagens de se trabalhar por projeto – há inúmeras vantagens concretas em criar e operar um negocio próprio. O empresário não tem chefe e dependem de suas próprias decisões. Ter a liberdade de enfrentar uma situação difícil e testar as próprias competências, esperando uma recompensa que não dependem de outros, são algumas vantagens do espírito empreendedor.

Vantagens do gerenciamento do projeto - Uma grande vantagem do gerenciamento de projetos é que ele não está restrito apenas a projetos grandiosos, complexos e de alto custo. Pode ser aplicado a empreendimentos de todos os tamanhos e níveis de complexidade. As empresas são reconhecidas no mercado pelo seu profissionalismo, flexibilidade e capacidade de atender as necessidades e expectativas de seus clientes. O sucesso de um projeto está ligado à forma como as atividades do projeto estão relacionadas e são realizadas e também com a capacidade da organização de favorecer o ambiente para a execução do projeto, de forma a alcançar resultados positivos e consequentemente a satisfação do cliente.

O ciclo de vida de um projeto - O projeto tem inicio e fim predeterminado. Ele passa por evoluções, entre estes pontos, cumprindo o que se costuma chamar de Ciclo de Vida do Projeto, uma sequencia de atividades, não necessariamente estanques geralmente agrupadas em fases que são compostas de cinco fazes.

Iniciação, Planejamento, execução, controle e encerramento.

1) As cinco fases de projeto:

• Fase de iniciação - Esta fase da inicio ao projeto, um conjunto de percepções, vontades e interesses, em geral estimulado por uma demanda ou necessidade de entidade externa ou por uma oferta oportunidade da organização ou do grupo que e o projeto. Segue-se a identificação da necessidade ou da oportunidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com