TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Waldirene Henriques Bezerra

Matrícula: 130494

Polo: São José do Norte

Disciplina de Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Tópico 2: Crescimento e Desenvolvimento Econômico Exercícios

Exercício 1

 Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico?

A diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico reside no fato de que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais; o desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-las, objetivando a melhorara da qualidade de uma população. O desenvolvimento econômico é um conceito mais amplo, não se restringindo, apenas, ao crescimento de uma região, mas trata, sobretudo, de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento.

Exercício 2

Qual a posição do Brasil no período recente em termos de PIB e PIB per capita?

Em 2017, o Brasil possuía o 8º maior PIB do mundo, sendo produzidos mais de US$ 2 trilhões por ano, ficando entre França e Itália no ranking. Contudo, o Brasil tem uma população muito maior do que esses dois países juntos. Já com relação ao ranking de PIB per capita o Brasil está 81ª posição, próximo nesse ranking der Guiné Equatorial e Ilha de Santa Lúcia.

Exercício 3

Qual a utilidade do Índice de Gini? O que significa os valores do Índice de Gini para um município?

O Índice de Gini valia/mede a distribuição de renda de um país, o grau de concentração de renda, podendo variar de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 for o índice, mais concentrada é a renda do país e, quanto mais próximo de zero, menos concentrada será essa renda. Ilegalidades ocorridas nos municípios brasileiros geralmente estão ligados a desvio de receitas, as quais deveriam ser utilizadas para as demandas da população, consequentemente impactando no IDH destes, uma vez que o índice é composto por indicadores de saúde e educação da população.

Exercício 4

Conceitue IDH.

O IDH mede o bem-estar das sociedades e a qualidade de vida da população, considerando não apenas a renda per capita, bem como as variáveis ligadas à saúde e à educação.

De acordo com o valor alcançado por seu IDH, os países são classificados como de baixo desenvolvimento (IDH menor que 0,5), de médio desenvolvimento (IDH entre 0,5 e 0,8) e de alto desenvolvimento (IDH maior do que 0,8).

Exercício 5

Suponha uma economia de duas pessoas. A primeira tem 10% da renda desta economia e a segunda o restante. Calcule o Índice de Gini desta economia. Para se chegar ao resultado deste exercício siga os passos a seguir. Depois confronte o IG desta economia de duas pessoas com o IG do Brasil. Qual IG tem melhor distribuição de renda?[pic 1]

IG para duas pessoas: 0,4                                                IG Brasil: 0,544

A economia de 2 pessoas tem uma melhor distribuição de renda, pois quanto mais próximo de zero, menos concentrada será a renda.

Exercício 6

Caracteriza o Brasil em termos de IDH. Há diferença entre as regiões do Brasil?

Quanto ao IDH o Brasil encontra-se entre médio e alto (0,807). Em 1997, era 0,739, isso mostra uma evolução no nível de vida dos brasileiros nos últimos anos.

Exercício 7

Calcule o Índice de Gini para uma economia de 4 pessoas. A primeira tem 5% da renda total da economia, a segunda 20% e a terceira 25%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com