TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INDICADORES GEST RH

Por:   •  14/11/2022  •  Artigo  •  5.662 Palavras (23 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 23

Indicadores de Gestão de Recursos Humanos

Luiz Vagner Raghi

Ricardo Jesus

“O que pode ser medido, pode ser melhorado”

(Peter Drucker)

Objetivos deste capítulo  

Ao completar o estudo deste capítulo, você deverá ser capaz de compreender e explicar: Quais são os principais indicadores de gestão de recursos humanos Como construir indicadores de gestão de recursos humanos;

Como utilizar os indicadores para o gerenciamento dos recursos humanos da  organização;

A importância de incorporar os indicadores de gestão de recursos humanos, nos  indicadores de gestão da empresa.

10.1 INTRODUÇÃO

Os indicadores de Gestão da área de Recursos Humanos apresentam-se como de  fundamental importância para a gestão da área, assim como para a utilização de todos  os gestores das empresas, no que diz respeito ao acompanhamento dos recursos  humanos que atuam sob sua responsabilidade.

Neste capítulo do livro, serão tratados os principais indicadores para se fazer uma  satisfatória gestão dos recursos humanos no ambiente de trabalho. A elaboração dos indicadores de gestão de RH deve ocorrer ao menos uma vez por mês,  após o fechamento da folha de pagamentos, e os dados devem ser divulgados e  explanados a todos os gestores da empresa uma vez que refletem os estilos de gestão a  que os funcionários estão submetidos. Os gestores por sua vez terão a oportunidade de  ajustarem seus estilos a uma necessidade cada vez mais premente às empresas, que é  de uma gestão participativa.

Sugere-se a apresentação dos indicadores de gestão de RH através de gráficos ou  planilhas com data de divulgação e a identificação do setor responsável pelo tratamento  dos dados e divulgação.

1

Um indicador também deve conter uma visão geral de todo o ano, mostrando mês a mês,  o dado referente, a média referente ao período acumulado, o objetivo a alcançar referente  a este indicador e opcionalmente a média histórica acumulada do ano anterior. Serão apresentados vários indicadores e o padrão de visualização de alguns, ficando  evidentemente a critério de cada empresa a aplicação da forma que mais atende suas  necessidades de gestão dos seus recursos humanos.

Para cada indicador, será apontado seu objetivo específico, para facilitar o entendimento  e a aplicação do mesmo na gestão, conforme as necessidades e prioridades da empresa. Todos os valores podem ser na moeda brasileira, o real, ou qualquer outra moeda.  Possibilita-se também a utilização de mais de uma moeda, conforme necessidade da  empresa, e nestes casos devem ser anotados na planilha os valores utilizados para  conversão.

Apresentaremos a seguir os principais indicadores utilizados pelas empresas na área de  Recursos Humanos.

10.2 CONTROLE DO EFETIVO

O controle do efetivo reflete a quantidade de funcionários e o valor correspondente aos  salários que recebem. Pode ser efetuado através de uma planilha, conforme modelo  apresentado na tabela 1, onde são destacados por departamentos ou setores da empresa  a frequência e o valor correspondente ao custo da mão-de-obra considerando o salário  nominal de todos os funcionários constantes da frequência. O salário nominal é o salário  de registro em carteira profissional e contrato de trabalho.

Opcionalmente a empresa pode apresentar colunas de orçado e real mês a mês.  Também pode apresentar uma coluna contendo gastos totais com salários e encargos,  onde demonstra-se os valores de salários com todos os encargos trabalhistas, mais as  horas extraordinárias. Chama-se esta folha de pagamentos de folha bruta.

O modelo apresentado é básico e nele podem ser inseridas informações opcionais a  critério da empresa.

Tabela 10.1: Controle do Efetivo

2

Fonte: Elaborado pelos Autores (2016). [pic 1]

Coluna A: Identificação dos setores da empresa;

Coluna B: Quantidade de funcionários no mês de janeiro;

Coluna C: Valores referentes aos salários pagos em janeiro;

Coluna D, E: Mesmos dados para o mês de fevereiro;

A tabela refletirá estas informações para todos os meses do ano, portanto será sequencial

10.3 INDICADOR CUSTO DOS BENEFÍCIOS

O indicador do custo dos benefícios reflete todos os benefícios concedidos pela empresa  e pode ser efetuado através de uma planilha, conforme modelo apresentado na tabela 2,  onde constam a relação de cada benefício oferecido pela empresa, representando o total  dos custos e sua representação gráfica, já descontadas as participações dos funcionários  nos custos dos mesmos, que foram autorizadas pelos funcionários e que são  descontadas em folha de pagamentos.

3

É recomendável que se calcule o impacto do custo dos benefícios por funcionário e o  impacto do custo total sobre o faturamento da empresa.

Outros impactos poderão ser calculados como por exemplo sobre a folha de pagamento  normal ou nominal e sobre a folha bruta, assim como sobre o Ebitida ou resultado  operacional da empresa. Isto depende da empresa sentir-se à vontade para abrir a  informação do seu resultado operacional a todos os colaboradores.

Um outro indicador sugerido é quanto representa em percentual o custo dos benefícios  por funcionário, calculado sobre o salário médio dos funcionários. Exemplo: salário médio  R$2.000,00 / custo dos benefícios por funcionário R$350,00. Representa 17,5% ou seja, cada funcionário pode entender que seu salário é acrescido em 17,5%, ao considerar os benefícios que a empresa oferece.

Entenda-se que cargos de níveis executivos geralmente recebem da empresa benefícios  diferenciados, portanto devem ser feitos indicadores em separado, por opção da  empresa.

Figura 10.1: Indicador Custo dos Benefícios

[pic 2]

Fonte: Elaborado pelos Autores (2016).

Tabela 10.2: Indicador Custo dos Benefícios

4

Fonte: Elaborado pelos Autores (2016). [pic 3]

Coluna A: Benefícios concedidos pela empresa;

Coluna B e seguintes: Valores pagos referentes aos benefícios concedidos pela empresa, já descontada a  participação dos funcionários no custo, se houver;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (583.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com