TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina:Administração Empreendedora

Por:   •  20/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo:2

Atividade:AI

Título: Estratégias Michael Porter

Aluno:Orlando Bolzan Neto

Disciplina:Administração Empreendedora

Turma:RAE Janeiro 2017

Introdução

Neste trabalho,falarei sobre as estratégias genéricas de Michael Porter.

Quem já estudou estratégia,sem dúvida já deve ter ouvido falar em Michael Porter.

Segundo o site Portal gestão-“Michael Porter é considerado um dos mais famosos gurus da administração, sendo conhecido por diversas teorias e ensinamentos, destacando-se como um dos maiores especialistas do mundo em estratégias.

Nasceu em Ann Harbour, Michigan EUA, fez Engenharia Mecânica e Aeroespacial, em Princeton, e depois MBA e doutorado em Economia Empresarial (Harvard). Foi professor da Harvard Business School com apenas 26 anos e líder da Monitor Consulting.”

Estratégias genéricas de Porter

Segundo Michael Porter (1986), as empresas geralmente possuem uma estratégia, seja ela planejada ou não. No entanto, muitas vezes o plano apresenta falhas, pois o desempenho de uma empresa no mercado é dado por diversos fatores como: social, político, econômico, setorial, entre outros.

Assim, “o desenvolvimento de uma estratégia acontece entre a firma e o ambiente a que pertence” (Porter, 1986) e “o principal influenciador de uma empresa é o setor ou indústrias em que ela compete” (Porter,1986).

Segue abaixo matriz para ilustrar melhor as estratégias genéricas de Michael Porter.

[pic 2]

Vou falar um pouco sobre as estratégias genéricas.

-Liderança no custo total-Esta estratégia é implementada por companhias que procuram uma maior participação no mercado,reduzindo seus custos em relação ao dos concorrentes.

Vale ressaltar,que quando implementada de forma correta,essa estratégia se torna uma excelente vantagem para organização,pois os custos mais baixos otimizam a competição e o desempenho da companhia,criando uma maior flexibilidade diante da concorrência.

Ser o líder em custo também melhora o poder de negociação da empresa,além de proporcionar a mesma margem alta de lucro,que compensam prejuízos e viabilizam novos investimentos.

-Diferenciação-A estratégia da diferenciação proporciona a vantagem competitiva mediante a oferta de produtos e serviços que possuam a qualidade  desejada pelos consumidores,mas que também,ao mesmo tempo possuam características diferentes dos produtos já oferecidos,pela concorrência.

Essa estratégia auxilia a organização a focar seus esforços em um determinado grupo.

A diferenciação como estratégia estimula a leadade dos consumidores,neutralizando a facilidade da concorrência e a de entrada de novos concorrentes.

Enfoque-A estratégia de enfoque visa um nicho de mercado especializado,uma vez que direciona seus esforços para as necessidades de um mercado restrito ou tipo especifico de consumidor.

Trata-se de uma abordagem de liderança de custo ou diferenciação em um ambiente competitivo.

Exemplo,com o enfoque no custo,a companhia busca explorar as diferenças existentes no comportamento dos custos em alguns segmentos,já com o enfoque na diferenciação,a empresa procura se diferenciar de seu segmento,explorando necessidades especificas dos seus consumidores.

Estratégia para a pequena empresa

Neste cenário proposto, Analisar qual das estratégias genéricas do modelo de Michael Porter deve ser utilizada em um restaurante de pequeno porte, localizado em um bairro que abriga vários concorrentes de grande porte,eu adotaria a estratégia da diferenciação e enfoque.

Começarei com a estratégia do “Enfoque”onde direcionaria o restaurante com foco em comida orgânica e sem glúten e Lactose.

Usaria a estratégia de enfoque,para buscar um nicho de Mercado especializado e específico.

Segundo dados do site Banda B, No Brasil, os resultados dos estudos realizados em algumas regiões mostraram que a prevalência de Doença Celíaca(intolerância ao Glúten) é semelhante à encontrada em países desenvolvidos, variando de 0,15 a 1,94% da população. Este número pode chegar a 2 milhões de indivíduos, mas a maioria deles ainda sem  diagnóstico.”

E agora falando sobre intolerância a lactose, segundo o Site g1globo.com – “Segundo dados brasileiros, 70% dos adultos têm algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados. Em países como Japão e alguns do continente africano, praticamente todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância.

Sendo assim,esse restaurante seria focado a esse público específico,e assim tentaria não brigar diretamente com os restaurantes maiores evitando uma possível rota de colisão.

Teríamos como foco um atendimento exclusivo e personalizado aos clientes.

Ter um menu com alta qualidade seria uma missão,diferenciando do que já seria ofertado pela concorrência.

Em contra partida,teríamos um preço um pouco mais alto,para justificar a exclusividade e os produtos orgânicos e Gluten Free e Lactose Free.

Conclusão

Acredito que uma empresa não consiga ficar em um meio termo com relação a adoção das estratégias.

Michael Porter tinha uma linha que era;” Stuch in the middle= meio termo,ou seja Porter disse que é inviável usar as 3 estratégias juntas.

Minha estratégia adotada para o restaurante de pequeno porte seria;

Diferenciação e Enfoque.

Acredito que desta forma,eu não entraria em rota de colisão com os restaurantes de grande porte,e ainda mais,eu usaria uma estratégia de enfoque,segmentando o restaurante para clientes que busquem alimentos mais saudáveis e para clientes específicos que no caso seriam os intolerantes a Glúten e Lactose e os adeptos de uma alimentação mais saudável.

 

Referência bibliográfica

Site-Portal administração.com

Video aula(Youtube Kenneth Corrêa)

Site-G1.com

Artigo Subsidiado pelo professor- Estratégias genéricas de Porter do artigo Porter revisitado;-

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com