TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão sobre Ética

Por:   •  14/8/2017  •  Artigo  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Qual é a Ética do brasileiro?

Albert Bousso

        Qual é a ética do brasileiro? Essa é uma pergunta interessante e que dá margem a um debate sociocultural multifacetado. Entretanto, antes de tecer considerações sobre este tema, é necessário que nos aprofundemos um pouco sobre qual é a definição de ética? A ética, termo derivado do grego ethos (caráter), pode ser entendida, genericamente, como sendo o ramo da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. O conceito de ética, contudo, recebeu, ao longo da história, conotações deferentes, conforme o autor ou filósofo estudado.

O grande filósofo grego Aristóteles, por exemplo, em sua magnífica obra “Ética a Nicômaco”, estabelece que a ética trata da vida ideal como vivência das virtudes, junto com os outros, e que essa vivência é a felicidade(1). O conceito de ética é ainda amplamente explorado por diversos outros pensadores, entre eles Nicolau Maquiavel(3), Thomas Hobbes(1,2), Immanuel Kant(1,5), Jean Jaques Rousseau(2) e Norberto Bobbio(4), que expressam visões divergentes entre os valores da moral, da política, dos costumes, e mesmo do Direito, como determinantes da ética. O núcleo central, todavia, entre todos esses filósofos, é que a ética estuda a natureza do que se considera ser o bem, adequado e moralmente correto.

Isto posto, podemos tentar analisar como o brasileiro se insere neste contexto. Vamos primeiramente descrever dois fatos que podem servir de ponto de partida para esta discussão. O primeiro fato remonta ao ano de 1976 em que foi veiculada, em caráter nacional, uma propaganda de cigarros com o jogador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol de 1970. Nesta propaganda o jogador expressava a frase Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também”. Esta expressão ficou conhecida como a “Lei de Gérson” e o Brasil como o “País dos Gérsons” onde uma determinada pessoa, ou empresa brasileira, deveria obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais.  

O segundo fato significativo ocorre aproximadamente 20 anos após o primeiro, e diz respeito ao programa televisivo, exibido pela emissora Rede Globo, na década de 90. Era o programa “Você Decide” em que temas polêmicos eram discutidos, através de uma interatividade com o público, para a definição do final de cada episódio. Um dos episódios, tratava de uma secretária que recebia uma oferta irrecusável para servir como “laranja” de uma empresa fictícia e de uma “conta fantasma”. A pergunta proposta no episódio era: “Você abriria mão de seus princípios em nome de uma vida melhor? ”. Os resultados obtidos neste episódio foram que 24,3% afirmaram que a secretária deveria denunciar o caso à polícia; 27,2% sugeriram que ela pedisse demissão e não revelasse nada a ninguém e, a grande maioria, 48,5% optou pela adesão da secretária ao esquema proposto(6). Será que esses porcentuais seriam os mesmos caso esse episódio fosse apresentado em outros países com valores éticos mais sólidos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com