TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Fábio Viana

Por:   •  1/4/2016  •  Monografia  •  3.653 Palavras (15 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 15
  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A presente dissertação de mestrado ao propor descrever o processo de formação e gestão de alianças estratégicas horizontais caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, sendo que o tipo de abordagem adotado foi o qualitativo, no aspecto sobre sua abordagem temporal ela enquadrou-se como um estudo transversal, como estratégia de pesquisa utilizou-se o desenvolvimento de estudos de casos múltiplos, tendo como unidade de análise organizações que atuam no ramo da construção civil do subsetor de edificações do município de Belo Horizonte – Minas Gerais, como instrumento de coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade onde foi aplicado o roteiro de entrevista semi-estruturada que foi divido conforme suas respectivas categorias de análise, tal roteiro foi construído a partir da base teórica que sustenta esta pesquisa, ressalta-se que conforme solicitação das organizações participantes, seus nomes foram resguardados.

Segundo Alvarenga Neto, Barbosa e Cendón (2006, p. 63) “um trabalho de pesquisa inicia-se com a percepção de certo desconforto por parte do pesquisador. É esse estranhamento fator gerador da inquietude, angústia e ansiedade frente ao objeto não iluminado ou não ultrapassado”.

Este estranho fator gerador que retira os pesquisadores mais assíduos da inércia torna-se posteriormente suas questões de pesquisa. Yin (2010, p. 31) esclarece que “a definição das questões de pesquisa é provavelmente o passo mais importante a ser dado no processo de pesquisa [...]”.

Relembra-se, portanto, que a questão de pesquisa que inspirou o desenvolvimento deste projeto é o de “Como e porque ocorre a formação e a gestão de alianças estratégicas horizontais entre organizações do ramo da construção civil do subsetor de edificações do município de Belo Horizonte – Minas Gerais?”.

A seguir são descritos com maiores detalhes os procedimentos metodológicos com suas etapas e métodos.

  1. Tipo de Pesquisa

Como opções metodológicas para o desenvolvimento da presente pesquisa optou-se pelo tipo de pesquisa descritiva, pois ela tem o intuito de observar, registrar, correlacionar e descrever os fatos ou fenômenos de uma determinada realidade sem manipulá-los.

Segundo Gil (1996, p. 45), a pesquisa descritiva “tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno”. Gressler (2004, p. 54) complementa que “a pesquisa descritiva é usada para descrever fenômenos existentes, situações presentes e eventos, identificar problemas e justificar condições, comparar e avaliar o que os outros estão desenvolvendo em situações e problemas similares, visando aclarar situações para futuros planos e decisões”.

  1. Tipo de abordagem

Do ponto de vista da forma de abordagens do problema, a linha de pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa, segundo Neves (1996, p. 1) a pesquisa qualitativa “compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visão a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significado. Tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social”.

A adoção de tal paradigma fundamenta-se no fato de que segundo Vergara e Calda (2007, p. 224) para esta corrente de pensamento “as organizações são processos que surgem das ações intencionais das pessoas, individualmente ou em harmonia com outras. Elas interagem entre si na tentativa de interpretar e dar sentido ao seu mundo. A realidade social é, então, uma rede de representação complexa e subjetiva”. O presente estudo, ao propor a identificação das motivações, forma de acordo e gestão de uma aliança entre concorrentes, pode ser considerado um fenômeno social complexo, pois se trata de estudar as razões explícitas e as não-explicitadas que envolva diferentes atores.  Os atos formais de um acordo nem sempre são suficientes para caracterizar todas as expectativas envolvidas em estratégias de cooperação ou coopetição.  O fato concreto é que cada empresa precisa dar uma resposta aos seus acionistas e diferentes lógicas podem estar presentes em cada associação.

  1. Abordagem Temporal da Pesquisa

Sob a ótica da abordagem temporal da pesquisa científica este estudo se enquadra como sendo um estudo transversal, segundo Jung (2003) nos estudos transversais científicos os pesquisadores coletam os dados dos experimentos em um único momento no tempo obtendo um recorte momentâneo dos fenômenos investigados. Assim, a perspectiva deste estudo é retratar as organizações participantes num dado momento do tempo executando assim um corte transversal.

  1. O método de investigação

De acordo com Yin (2010, p. 31) “[...] a forma da questão pode proporcionar uma indicação importante relacionada com o método apropriado de pesquisa a ser usado” para o desenvolvimento da pesquisa. Segundo Godoy (1995) partindo de uma questão ampla que vai se esclarecendo no desenvolvimento da pesquisa, o estudo qualitativo, pode ser conduzindo por meio de diferentes caminhos.

Para Yin (2010) três condições determinam a forma de quando utilizar cada método: a) o tipo de questão de pesquisa proposto; b) a extensão do controle que um investigador tem sobre os eventos comportamentais reais; c) o grau de enfoque sobre eventos contemporâneos em oposição aos eventos históricos. Tal esquema é apresentado no Quadro 1.

Quadro 1: Situações relevantes para diferentes métodos de pesquisa

Método

1) Forma de questão de pesquisa

2) Exige controle dos eventos comportamentais?

3) Enfoca eventos contemporâneos?

Experimento

Como, por quê?

Sim

Sim

Levantamento (survey)

Quem, o quê, onde, quantos, quanto?

Não

Sim

Análise de arquivos

Quem, o quê, onde, quantos, quanto?

Não

Sim/Não

Pesquisa histórica

Como, por quê?

Não

Não

Estudo de caso

Como, por quê?

Não

Sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (320.9 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com