TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário "Nem sempre me vesti assim"

Por:   •  29/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido sobre o documentário “Nem sempre me vesti assim”

Disciplina: Dimensão Antropológica das Organizações

Professora: Claudia Wolff Swatowiski

Aluna: Gicelle Alves de Araújo                                 Matrícula: 11711ADM231

  1. De que trata o filme? Explique. (5 pontos)

R: O filme retrata a história de três mulheres que optaram por seguir o Islã, tornando-se muçulmanas. Ele reúne depoimentos de três mulheres muçulmanas de diferentes etnias, que vivem no Reino Unido. Ao focar no véu como processo íntimo em cada uma das personagens, Nem sempre me vesti assim revela ao público três caminhos diferentes, que conduzem as mulheres à decisão de usá-lo. E a beleza da narrativa está justamente na importância que o véu (hijab ou niqab) representa para as personagens.

  1. Apresente, detalhadamente, as três personagens do filme. (10 pontos)

R: A primeira personagem não tinha contato com a religião, estudou na França onde as pessoas tinham um preconceito sobre religiões, após uma visita a Belém sua visão sobre o Islã começou a ser alterada, ao entrar para a faculdade começou a ter um contato mais próximo com a religião, ao visitar a cúpula da rocha se converteu ao Islamismo e passou a seguir a religião. A personagem menciona que também se identificou com a Bíblia, mesmo não ser evangélica, mas porque o livro de Salmos a ensinou como deveria orar/rezar, ela também conta sobre quando seus avós a alegria que seus avós sentiam por ela usar o hijab, pois estava na história de seus antepassados familiares. A segunda personagem é uma jovem casada que já vem de uma família que segue os princípios da religião islâmica e de toda uma cultura que também segue os padrões e princípios da religião, ela conta a história de quando optou por usar o hijab e o quanto teve que abrir mão, pois ela tinha o sonho de ter uma banda e era muito influenciada pela música, mas abriu mão de tudo para seguir tudo em que acredita. A terceira personagem optou não só por usar o hijab, mas também o niqab, que no olhar de fora é bem mais radical, já que não mostra absolutamente nada além dos olhos, não muito diferente da personagem anterior sua família também já seguia os mandamentos do Islã, mas não foi obrigada a usar o niqab, foi uma escolha própria mesmo sua família não apoiando, ela conta o quanto foi difícil se adaptar e levo tempo até conseguir se acostumar, mas no final de tudo se sente melhor usando o niqab.

  1. Qual passagem que mais lhe chamou a atenção? Por que? (5 pontos)

R: A passagem que mais me chamou atenção foi quando a segunda personagem fala de sua decisão de usar o hijab, pois ela conta o quanto foi difícil tomar a decisão e além disso ela teve que abrir mão de um sonho (de ser de uma banda) pela sua religião, e num mundo tão egoísta onde as pessoas vivem apenas por satisfação própria não é comum encontrar pessoas que estão dispostas a isto e a personagem ainda diz que faria tudo novamente mostrando que ela não se arrepende da sua decisão.

  1. Como o filme rompe com estereótipos? Explique. (5 pontos)

R: O filme mostra que o uso do hijab ou do niqab não é uma obrigação, é uma escolha da mulher usar ou não usar. E que existem pessoas por trás da religião, que não são somente, terroristas ou carros bombas, existem um ideal, algo em que realmente acreditam e abrem mão de coisas por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com