TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário a Internet a Pesquisa

Por:   •  3/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Resumo de documentário

Nome: João Paulo Antunes de Souza

Disciplina: DWE

Documentário: “Discovery Channel A Internet Pesquisa The Internet Search Part 1

        Este episódio do documentário “A Verdadeira História da Internet” chamado de “A Pesquisa” começa com o apresentador pedindo para os espectadores imaginar o mundo sem o Google, o mecanismo de pesquisa mais famoso. Então, ele fala que tudo que fazemos hoje, como pesquisas, stalkear alguém, tirar dúvidas, curiosidades, interesses, receitas, lugares, fotos, noticias, não seria mais possível. Depois ele fala que há 10 anos (1998) não havia o Google e há apenas 5 antes não havia nenhuma possibilidade de pesquisar na internet. Sendo assim, nossas vidas foram mudadas por completo e já não nos imaginamos sem essas ferramentas.

        O coração do Valei do Silícios, Califórnia, foi onde teve a fonte de incontáveis ideias brilhantes, mas especificamente na faculdade de Stanford tudo começou quando dois jovens estudantes de engenharia elétrica Jerry Yang e David Filo queriam encontrar uma maneira secreta de ganhar o concurso da liga de basquete de Stanford. Eles tinham acesso a internet e procuram minunciosamente sobre esportes, dando seus primeiros passos para grandes descobertas.

        Foi criado pelos jovens um diretório que pudesse mostrar aos usuários da internet como encontrar coisas legais na internet. Porém, não tinha nada haver com a busca atual, eram só categorias e sub-categorias feitas por eles. O site chamou muita atenção, então, eles mudaram o nome para um nome mais chamativo, o “Yahoo!”. Contudo, eles precisavam de muito dinheiro para conseguirem crescer sua ideia. O bom é que eles estavam no lugar certo, onde havia escritórios de muitos investidores de risco lendários.         Eles, então, encontram Michael Moritz, que investiu 2 milhões de dólares no projeto, ainda que naquela época ninguém pensava em ganhar dinheiro com internet.

Naquela época ninguém ousaria pensar em ganhar dinheiro, ter negócios ou comércio na web. Em meio a isso, a web tentava definir sua cultura. Ela dividiu a comunidade da web em dois grupos: quem acreditava que a internet era um novo meio e que a mídia era sustentada pela publicidade e quem acreditava que a web era um local que prometia liberdade sem influencia de propagandas abusivas atrapalhando na experiência do usuário.

        Naquela época a publicidade seria a melhor escolha para os fundadores do Yahoo, que precisaria ter rentabilidade de alguma maneira. No final de 1995, a Yahoo começou a aceitar publicidade e bunners. Eles temiam que isso poderia gerar retalhação, que o uso de propagandas iria espantar os usuários, mas a insegurança foi em vão, pois os usuários do Yahoo se multiplicaram e com isso aumentou o número de anunciantes pagando para por seus anúncios diante de várias pessoas para visualizar. A Yahoo mostrou pela primeira vez que dava para ganhar dinheiro na web, começando, então, o surto da web. A lista de concorrentes surgiu. A que mais chamou atenção foi a Excite, outra empresa iniciante de busca criada por Joe Kraus. A Excite era puro Software, com uma tecnologia sofisticada e diferente da Yahoo, era uma tecnologia rudimentar da busca que conhecemos hoje.

        Em 1997, a internet estava muito popular, empresas como Yahoo, Excite e outros mecanismos de busca estavam ocupadas se transformando em portais, que poderiam fazer milhões de pessoas se divertirem no que podemos chamar de, “parque de diversões” em plataformas online. Contudo, mesquinharia, ambição e animação acabaram desviando os “cabeças” desse mundo virtual do foco, que era trabalhar com busca e ir aperfeiçoando. Ao invés disso, eles estavam investindo seu tempo em transformar os usuários em alvos fáceis para anunciantes. A maioria dos resultados que apareciam eram links de sites que as pessoas não teriam interesse nenhum. O objetivo inicial parecia ter se perdido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com