TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doencas dermatologicas aplicadas a estetica

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Vitiligo é uma doença sistêmica, adquirida, crônica que tem um curso clínico imprevisível, caracterizada pelo aparecimento de máculas ou manchas hipocrômicas na pele e membranas mucosas devido ao desaparecimento da funcionalidade dos melanócitos na área afetada. Estas lesões podem aparecer em diferentes formas e tamanhos e pode estar presente em qualquer área do tegumento, (TARLÉ et al 2011).

O vitiligo universal caracteriza-se por afetar 80 a 90% da superfície corpórea. E a forma mista caracteriza-se por apresentação concomitante de vitiligo segmentar e não segmentar e a forma segmentar geralmente respeita a linha média corporal e costuma seguir o dermátomo comumente, pode afetar um ou dois segmentos e até ocorrer segmento bilateral com início simultâneo ou não. Existem ainda as formas raras como a ponteada e a folicular que são formas inclassificáveis.

Não segmentar(NSV) Segmentar (SV)

Farias e Tarlé, 2012

Generalizado Unisegmentar

O desenvolvimento do vitiligo pode ocorrer em qualquer idade, sendo a idade média de aparecimento por volta dos 20 anos (Szczurko; Boon, 2008, p.2). Estudos sugerem que não há diferença significativa de prevalência entre os sexos (Steiner et al 2004). Aproximadamente 0,5% a 1% da população europeia e americana é afetada sem diferença racial ou sexual (Lotti, 2014). Segundo Rosa e Natali (2009), estimam prevalência de aproximadamente 1% de vitiligo no Brasil. (Tarlé et AL, 2015) afirmam que no Brasil ainda não tem dados epidemiológicos atualizados sobre a incidência e prevalência do vitiligo. Dessa forma, não existe consenso acerca de sua prevalência na população brasileira em geral.

ETIOLOGIA E PATOGÊNESE

Quanto à etiopatogenia do vitiligo, várias teorias foram propostas e ainda tem sido para tentar explicar o processo de despigmentação que ocorre no vitiligo. Entre essas, encontram-se as teorias, neural, autoimune, autotóxica de melanócitos e genética.

• Teoria neural: tanto as células melanocíticas quanto o sistema nervoso são derivados da mesma linhagem embriológica (Reed, Parichy, Erickson, 1998, p.78). Essa teoria indica que um possível mediador neuroquímico, causa a destruição de melanócitos ou inibe a produção de melanina, Barnes (1988);

• Teoria autoimune: autores admitem que o vitiligo seja uma doença autoimune, onde ocorre a formação de anticorpos antimelanocíticos (auto-anticorpos) e por consequência a destruição dos melanócitos (Kemp, Waterman, Weetman, 2001). Esses anticorpos circulantes estão ligados diretamente à extensão da despigmentação cutânea (Naughton, Reggiardo, 1986);

• Teoria autótoxica: sabe-se que os melanócitos têm como função proteger o organismo e assim eliminar produtos tóxicos, tais como dopaquinonas e indois. Quando esta proteção está deficiente, ocorre a formação destes produtos a partir da síntese de melanina e com isso inicia o processo de destruição das células melanocíticas, (Steiner et al 2004).

Dessa maneira, o vitiligo é considerado uma doença sem etiologia definida, com prognóstico reservado e que acarreta uma série de transtornos emocionais nos pacientes: de 10 a 76% dos portadores de vitiligo conferem à doença, algum fator precipitante (falecimento de parentes, desilusão amorosa e violência moral e física) (ROSA; NATALI, 2009).

SINAIS E SINTOMAS:

A maioria dos pacientes de vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Entretanto, em alguns casos, os pacientes relatam sentir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com