TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA A ESTÉTICA

Por:   •  12/5/2019  •  Seminário  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

CAUSAS DO SUÍCIDIO EM DECORRÊNCIA DA DEPRESSÃO

Depressão e suicídio: um desafio para todos nós.

A Depressão e o suicídio entre jovens e adultos ainda precisam ter mais estudos especializados. Não há dúvida de que são por vários motivos envolvendo fatores de ordem social, biológica e psicológica.

Cabe a nós todos, no entanto, estarmos atentos às pessoas – principalmente adolescentes - que estão à nossa volta. Muitas vezes emanam sinais silenciosos, que podem passar despercebidos. As pessoas com depressão tendem a faltar com freqüência e sem explicação ao trabalho ou faculdade; demonstram pouca capacidade de concentração nas atividades cotidianas, a auto-estima fica mais baixa, pode haver descuido com a aparência pessoal, muitos perdem o apetite e emagrece, o sono fica prejudicado e o cansaço é evidente.

Disponibilizar-se para uma conversa calma e tranqüila, onde mais se ouve do que se fala, sem julgamentos desnecessários, pode ser a primeira forma de ajudar quem precisa. Encaminhar para um tratamento especializado é essencial.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 121 milhões de pessoas enfrentam a depressão. São várias as causas da doença, e em muitos casos seu aparecimento está associado a fortes impactos vividos, como perdas, lutos, doenças, conflitos nos relacionamentos, dificuldades ou perdas financeiras.

Por se tratar de um problema que se agrava aos poucos é comum que a doença seja diagnosticada em um quadro já avançado, e às vezes, não sendo tratada com a devida importância. O maior problema é que em apenas 30% dos casos os pacientes recebem um tratamento adequado, e o agravamento da doença pode levar a pessoa portadora ao suicídio.  De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim a própria vida.

Os principais sintomas da depressão são tristeza e angústia contínuas e sentimento de culpa. Alguns sintomas físicos também são identificadores como alterações no sono, no peso, dores de cabeça e até esquecimentos.

Caso seja identificado algum sintoma, é necessário buscar ajuda profissional. tratamento da depressão acontece de forma medicamentosa e interdisciplinar. É recomendável também que o paciente pratique atividades físicas, tenha interação social, converse sobre seus problemas com pessoas de confiança e se necessário, reprograme seus hábitos, buscando sempre manter situações e práticas que proporcionem bem estar e recuperação.

O suicídio e a depressão são casos que estão literalmente interligados, E o ato de tirar a própria vida em decorrência da depressão está vinculado com esses fatores:

- Gravidade do quadro depressivo que o indivíduo apresenta, quanto maior for a gravidade do quadro maior é a possibilidade do indivíduo cometer suicídio.

- Uso de drogas é álcool causando a mudança de comportamento e personalidade, potencializando um quadro depressivo já existente.

- Situação pessoal com acúmulo de fatores, como a presença de doença crônica ou terminal causando a falta de esperança.

- Traumas psicológicos como o abuso sexual.

“Ligação para prevenção de suicídio pode ser feita gratuitamente em todo Brasil”

      Desde o domingo, 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida através do número 188 são gratuitas para todo o Brasil. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversa

Medidas como essa precisaram ser adotadas, visto que, o suicídio tem sigo algo muito decorrente em nossa sociedade. O suicídio pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais.

     As pessoas sob risco de cometer o suicídio costumam falar sobre morte mais do que o comum, vivem sem esperança, se culpam por tudo e tem baixa auto-estima, além de terem visão negativa da vida.

‘’Sinais de alerta gerais’’

  • Procurar formas de se matar
  • Usar mais álcool ou drogas
  • Dormir muito ou pouco
  • Ter alterações de humor extremas
  • Afastamento de família e amigos
  • Descuido com a aparência
  •  Pessimismo em relação ao futuro

     90% das pessoas que se suicidam possuíam transtornos mentais, ou seja, elas poderiam ter sido ajudadas e tratadas.

CAUSAS DO ESTRESSE INFANTIL

Criança também fica estressada e pode adoecer por causa disso.

Que mãe não quer ver o filho nadando feito campeão olímpico, jogando bola como o  Neymar, fera no inglês e com notas excelentes o ano todo? Incentivar a criançada a se dedicar a algo é positivo, mas temos que tomar cuidado para não exagerar. Sobrecarregá-las com atividades ou cobranças é uma das principais causas de estresse infantil, que faz tão mal quanto o de gente grande. O psiquiatra Marisol Sendin ensina como identificar o problema e evitar que ele provoque estragos. E lembre-se: criança precisa ter tempo para brincar e para fazer nada também!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com