TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem Pessoal Aplicada Ao Profissional De Estética

Exames: Imagem Pessoal Aplicada Ao Profissional De Estética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 6

ROSÂNIA MARIA GALIARDI SOARES

IMAGEM PESSOAL APLICADA AO PROFISSIONAL DA ESTÉTICA

CAMPO GRANDE-MS

2013

ROSÂNIA MARIA GALIARDI SOARES

IMAGEM PESSOAL APLICADA AO PROFISSIONAL DA ESTÉTICA

Trabalho de estética e imagem pessoal apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral no curso superior técnico em estética e imagem pessoal.

Orientadores do curso: Prof.ª Luciane Barbosa.

CAMPO GRANDE-MS

2013

INTRODUÇÃO

Sabemos, sob olhar ético, que a composição de um indivíduo representa fatores muito mais complexos, densos e profundos do que a aparência. No entanto também é incontestável a afirmação de que a imagem pessoal funciona como um cartão de visitas. Inconscientemente a primeira impressão que se retira de uma pessoa é a imagem visual que ela transmite.

Desde as mais místicas historias sobre o fascínio do homem face a auto-imagem até a sua tomada como objeto de estudo cientifico, a beleza, ou a busca dela, sempre foi tema presente na historia da humanidade.

Na contemporaneidade o mercado estético move bilhões de dólares anualmente e revela mercado promissor. Com a ascendência da mulher no mercado de trabalho, por exemplo, abriu-se uma imensa janela de possibilidades. O antes tímido, empírico e muitas vezes caseiro cuidado com a aparência, deu lugar para uma gama de mulheres independentes e em busca do mais absoluto estado bem estar. Dessa maneira, estar bela significa sucesso, êxito e felicidade tanto na vida pessoal como profissional.

Na perspectiva de que uma boa imagem pessoal não se resume simplesmente ao conceito superficial de belo vendido comercialmente, ou seja, de que a “boa aparência” é possível e cabe perfeitamente a todos que fogem ao estereótipo de beleza imposto atualmente, a saga pela beleza tem representado um estrondoso desenvolvimento da tecnologia na indústria cosmética, exigindo a capacitação dos profissionais da beleza a fim de atender consumidores cada vez mais exigentes.

Assim, o primeiro e primordial ponto a ser tratado com os futuros técnicos em estética é o conceito da auto imagem e imagem pessoal do próprio profissional no ambito de trabalho. Estes aspectos, que devem ser levados por toda a carreira, além de permitirem uma primeira impressão agradável a sua clientela, transmitem segurança e propriedade no tratamento proposto, uma vez que o cliente pode observar no próprio profissional a aplicabilidade benéfica das intervenções em estética, permitindo assim que a relação profissional entre eles se estabeleça e perdure.

DESENVOLVIMENTO

A boa postura profissional é necessária a qualquer categoria, principalmente quando este profissional trabalha justamente com a promoção da beleza. Embora os esteticistas ainda aguardem pela regulamentação da profissão, conforme processo em trâmite no Congresso Nacional, já são praticadas normas técnicas e regras de conduta que norteiam as atividades dos profissionais de estética.

Como em todas as áreas profissionais, os esteticistas também possuem um código de ética a ser seguido, que garante segurança, qualidade e respeito tanto para clientes, como para a própria classe. Assim devem ser observadas atentamente algumas atitudes que podem facilmente desmerecer um profissional diante de seus clientes. Vestimentas inadequadas, cabelos soltos, tom de voz alterado ou modo de falar inadequado, podem passar uma imagem completamente contraria a que se pretende frente à clientela.

Agir com negligência, imperícia ou imprudência, aplicando tratamentos inadequados ao cliente, colocando em risco sua saúde, bem como praticar ou divulgar técnicas para as quais não esteja habilitado ou que não possuam comprovação científica, também estão entre os itens proibidos e que devem ser cautelosamente observados para que os clientes tenham segurança e satisfação na prestação do cuidado pelo profissional de estética.

Sabe-se que “ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão”. Estudos* atestam que são necessários somente 3 segundos, para a formação da Primeira Impressão e nesses escassos segundos, os principais fatores que influenciam na formação da imagem são: A visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%; tom da voz com 18%; a adequação das palavras utilizadas com 14%; a linguagem corporal com 10%. (*Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001).

No que diz respeito à aparência, o que mais chama a atenção além dos tradicionais traços de higiene pessoal, é a expressão facial. Espera-se desta expressão nos três segundos iniciais que seja de um sorriso que demonstre sinceridade. No conjunto que compõe a expressão facial, devemos ter uma atenção especial no gênero feminino com os cabelos, que devem estar bem cuidados e penteados e no gênero masculino, para além destes, com a face, que deve estar limpa e barbeada.

Relativamente ao vestuário, o ideal é que corresponda às expectativas do interlocutor dentro dos seus conceitos de apresentação pessoal adequados ao contexto. Um profissional deve sempre optar por peças de vestuário que não constituam um elemento de distração e não perturbem a comunicação com os interlocutores. Roupas claras, limpas, não curtas ou agarradas ao corpo fazem parte desta composição.

A escolha do tom de voz tranqüilo, palavras claras e ordenadas, sem vícios de linguagem ou gíria também fazem parte da formação da imagem pessoal e, se escolhidas com atenção possibilitarão desenvolver com o cliente relacionamento amigável e de confiança nos trabalhos a serem realizados.

No local de trabalho a estética das instalações também é de suma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com