TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA A ESTÉTICA

Por:   •  12/5/2019  •  Seminário  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

ESTÉTICA E COSMÉTICA

CARLA CAROLINE RA-N46209-4

LARISSA ALMEIDA RA-N431JF-5

LAURA VAZQUEZ RA-D870CI-0

LIVIA MEDEIROS RA-T8575A-7

THAINA GALDINO RA-N48649-0

‘’DEPRESSÃO E ESTRESSE’’

SÃO PAULO

CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA

MAIO-2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇAÕ...................................................................................3
  2. DEPRESSÃO.....................................................................................4
  3. ESTRESSE.........................................................................................5
  4. OBJETIVOS.......................................................................................6
  5. CONCLUSÃO....................................................................................7
  6. PERGUNTAS E RESPOSTAS..........................................................8
  7. REFERENCIAS BIBLOGRÁFICAS..................................................10

  1. INTRODUÇÃO

A Depressão e o suicídio entre jovens e adultos ainda precisam ter mais estudos especializados. Não há dúvida de que são por vários motivos envolvendo fatores de ordem social, biológica e psicológica.

Cabe a nós todos, no entanto, estarmos atentos às pessoas – principalmente adolescentes - que estão à nossa volta. Muitas vezes emanam sinais silenciosos, que podem passar despercebidos. As pessoas com depressão tendem a faltar com freqüência e sem explicação ao trabalho ou faculdade; demonstram pouca capacidade de concentração nas atividades cotidianas, a auto-estima fica mais baixa, pode haver descuido com a aparência pessoal, muitos perdem o apetite e emagrece, o sono fica prejudicado e o cansaço é evidente.

Disponibilizar-se para uma conversa calma e tranqüila, onde mais se ouve do que se fala, sem julgamentos desnecessários, pode ser a primeira forma de ajudar quem precisa. Encaminhar para um tratamento especializado é essencial.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 121 milhões de pessoas enfrentam a depressão. São várias as causas da doença, e em muitos casos seu aparecimento está associado a fortes impactos vividos, como perdas, lutos, doenças, conflitos nos relacionamentos, dificuldades ou perdas financeiras.

  1. DEPRESSÃO

Por se tratar de um problema que se agrava aos poucos é comum que a doença seja diagnosticada em um quadro já avançado, e às vezes, não sendo tratada com a devida importância. O maior problema é que em apenas 30% dos casos os pacientes recebem um tratamento adequado, e o agravamento da doença pode levar a pessoa portadora ao suicídio.  De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim a própria vida.

Os principais sintomas da depressão são tristeza e angústia contínuas e sentimento de culpa. Alguns sintomas físicos também são identificadores como alterações no sono, no peso, dores de cabeça e até esquecimentos.

Caso seja identificado algum sintoma, é necessário buscar ajuda profissional. Tratamento da depressão acontece de forma medicamentosa e interdisciplinar. É recomendável também que o paciente pratique atividades físicas, tenha interação social, converse sobre seus problemas com pessoas de confiança e se necessário, reprograme seus hábitos, buscando sempre manter situações e práticas que proporcionem bem estar e recuperação.

“Ligação para prevenção de suicídio pode ser feita gratuitamente em todo Brasil”

      Desde o domingo, 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida através do número 188 são gratuitas para todo o Brasil. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversa

Medidas como essa precisaram ser adotadas, visto que, o suicídio tem sigo algo muito decorrente em nossa sociedade. O suicídio pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais.

As pessoas sob risco de cometer o suicídio costumam falar sobre morte mais do que o comum, vivem sem esperança, se culpam por tudo e tem baixa auto-estima, além de terem visão negativa da vida.

  1. ESTRESSE

O estresse normalmente é definido como um conjunto de reações no corpo em resposta a algum fator que esteja desencadeando o desequilíbrio do organismo. Divorciar-se, ter um filho, a morte de algum parente ou o início em um novo emprego ou escola podem ser fatores causadores desse problema.

As causas do estresse podem ser classificadas em dois grupos: as internas e as externas. As causas internas são aquelas ligadas às características pessoais de cada indivíduo. A necessidade de reconhecimento no trabalho, por exemplo, pode ser estressante. Já as causas externas são causadas por mudanças, como é o caso de separação ou morte de um ente querido.

Vale destacar que o estresse é muito relativo e o que causa problemas no organismo de uma pessoa pode não gerar danos em outras. Existem pessoas que sabem lidar com a morte melhor que outras, por exemplo. Assim sendo, o potencial de cada fator é diferente para cada pessoa.

Quando uma pessoa está estressada, diversas alterações acontecem em seu corpo que indicam o problema. Entre os sinais de estresse, podemos citar:

  •  Ansiedade;
  •  Dificuldade para dormir ou sono excessivo;
  • Sensação constante de cansaço;
  • Medo;
  • Tensão nos músculos;
  • Dificuldade para concentrar-se;
  • Problemas de memória;
  • Alterações de humor;
  • Diminuição da produtividade;
  •  Depressão.

  1. OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho é conscientizar e salientar sobre as causas e conseqüências da depressão. Um sujeito com sintomas depressivos, deve procurar um especialista, para que assim, laudos sejam feitos e que o tratamento logo se inicie, podendo ser através de psicoterapias, ou remédios com prescrição médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com